domingo, março 08, 2009

Solteiras, casadas, loiras, morenas, altas, magras... Em comum: MULHERES!


No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada.
Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Que hoje e sempre possamos lutar pelos nossos direitos, que nunca mais sejamos discriminadas pelo lado masculino e que melhorem em todo o mundo as condições de vida para as mulheres, porque existem paises onde pura e simplemente "não existimos"...

E já agora, assistam ao filme "A Troca" porque acho que tem tudo a ver com o que acabei de dizer (e dele falarei um dia destes com mais tempo porque merece ser comentado).

5 comentários:

Lita disse...

Excelente post, querida!!!!
Parabéns!
Um beijo!

R disse...

E a luta está longe de ter terminado. Continua a ser preciso que se comemore este dia para que os responsáveis se lembrem das desigualdades que ainda existem. Parabéns para todas nós. Bjs

Ianita disse...

Gostava que um dia, um dia, pudéssemos de tal forma ser iguais que não precisássemos de dia...

Um dia...

Kisses

Ana C. disse...

Este dia é sinal de que ainda temos muito que conquistar no mundo. Muitos direitos ainda faltam a muitas mulheres. No dia em que não tiver que ser comemorado, é o dia em que já não faz sentido falar em discriminações.
A Troca é um filme simplesmente MARAVILHOSO

Lu.a disse...

VIVA AS GAAAAAAJAS!!! :))