terça-feira, abril 21, 2009

Há dias que...

...descobrimos que quem nos está próximo, quem tinha o dever, a obrigação de em momentos de pura desorientação piscológica serem os nossos maiores amigos, afinal não são nada. Em que afinal teremos que expor a nossa vida a um estranho, pagar para ele nos ouvir, pagar para ele fazer o "papel" daqueles que nos estão mais próximos, daqueles a quem não ouvimos dizer "não, vais para aí para quê, eu estou aqui, eu vou ajudar-te, eu vou dar-te a mão, eu vou empurrar-te..."
...em que descobrimos que preferimos "ouvir as historias" dos outros porque nos fazem esquecer a nossa, porque ainda podem ser piores do que a nossa e relativizam as nossa ou simplesmente porque ao ajudar os outros estamos a dar um propósito, um objectivo á nossa vida, estamos a ser úteis, a "deixar" a nossa marca (positiva) no mundo dos outros...
...há dias que que abria mão "da minha boa vida" , do tempo infinito que tenho para mim, dos hobbies que começam a entrar na rotina e que são escapes para complementar faltas a nivel afectivo, de todo os dinheiro que possa ter, em que abrir mão disto tudo, só (e será pouco) para ter em troca a ideia de "continuidade", para ver que daqui por 10 anos vai estar lá comigo um familiar, um marido, um namorado, um amigo, um filho, um neto...
Dava tudo e mais alguma coisa para "saber" que daqui a 20 anos, não era "eu e mais eu"...eu e minha independencia, eu e aminha casa, eu e o meu carro, eu e os meus hobbies..eu....
Prova-se mais uma vez duas coisas: que é na adversidade que se "vê" quem os outros são na realidade, e que deveriamos nos contentar com aquilo que temos e não "exigir" mais ou mais nada de ninguém, só que é tão complicado aceitar isso e viver com o pouco que temos...
Há dias assim, dias em que estamos menos bem fisicamente e "esse menos bem" (e estou a falar de uma simples costipação) vai juntar-se ao terrivel mal estar que sentimos a nivel psicologico e "pesa" e faz-nos pensar tanto em tudo...
Há quem diga que nos blogs escreve-se para "si", eu não concordo, acho que as grande maioria das pessoas escreve para os "outros", escreve porque por N razões diferentes quer a "opinião" dos outros, quer se sentir mais perto de um mundo, um mundo que vai servir de escape, um mundo que vai mutas vezes complementar ou mesmo preencher um mundo que não existe no mundo real. Afinal se escrevessem só para "si" escreviam numa folha de papel num diario e ele lá ficaria em casa, longe dos "olhares" dos estranhos ou mesmo dos conhecidos.
Escreve-se por aqui porque se busca a interactividade que a Internet proporciona, escreve-se por aqui porque nos queremos "mostrar"(seja lá de forma for) ao mundo por mais que essa hipotese custe a admitir.
Eu costumo escrever para "os outros" mas hoje, hoje neste desabafo escrevi para "mim"...

11 comentários:

Eu Mesma! disse...

E fizeste tu muito bem....
e sim....
existem momento da nossa vida em que vimos tudo com uma clareza demasiado crua....

Rubi disse...

E com certeza faz-te bem desabafar. Fa-lo mais vezes, e acredita em ti. Quando te sentires mais forte, vais atrair boas pessoas :) xx

Ana C. disse...

Há dias em que tudo acontece em câmara lenta e com uma intensidade cruel. O mau-estar físico não ajuda o estado de espírito.
Mas também há outros em que tudo se aligeira e relativiza.
Quanto ao resto tens razão, penso que se escreve num blog para os outros. Se bem que quando por vezes escrevemos para nós, isso também toca os que estão do outro lado.
Força Eumesma mulher que quem espera não desespera, alcança!

Tasha disse...

Acho que puseste o dedo mesmo na ferida. Como Bloguista que sou, escrevo como se estivesse encostada a um ombro amigo. Como se realmente me estivessem a ouvir em tempo real. Buscando todo o consolo e amizade que nao encontro nos amigos e familiares que nao sao virtuais.
Ás vezes é mais fácil, menos doloroso e surte mais efeito quando se fala para alguém que nao nos conhece... Ou será que nos conhece bem melhor do que os outros....

Ana C. disse...

Tens mais um desafio no meu cantinho...

Madame Butterfly disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Madame Butterfly disse...

De facto, penso que a maioria dos bloggers escreve para os outros. E é nisto que eu me distingo neste mundo virtual. Escrevo para mim, sempre para mim e pouco me interessa se as pessoas que me lêem percebem ou deixam de perceber o que eu escrevo (acho que nunca perceberam). Ou se concordam. Ou se gostam.Daí a minha falta de concordância com o que escreveste um dia destes acerca das pessoas que de repente decidem acabar os seus blogs sem dar qualquer explicação. Possivelmente é o que acontecerá com o meu no dia em que eu deixar de sentir esta necessidade de escrever para mim.

(Desculpa se pareço fria...mas é de facto o que eu sinto e a minha psotura neste mundo virtual)

Lu.a disse...

Olha...nem sei o que te diga linda...! :/

R disse...

Acho que os motivos pelos quais se cria um blog, serão diferentes, uns será certamente só para escreverem para si, mas a grande maioria será porque quer transmitir alguma coisa aos outros, escreverá para os outros pelas mais diversas razões. Eumesma, recebeste o meu mail em resposta ao que me enviaste? Diz alguma coisa lá na Mansarda.Beijokas

Carracinha Linda! disse...

Escrever faz sempre bem, quer se escreva para nós próprios ou para os outros. Fazes bem em desabafar... essas angústias devem ser sempre mandadas cá para fora...

Enxota para longe essa constipação, continua com os teus hobbies, a adorar o teu bólide, a escrever no teu blog e não penses no futuro... VIVE! simplesmente vive! Tu sabes que que às vezes eu também me sinto assim (karma do signo capricórnio)... mas não há nada como indo vivendo cada minuto sem pensar muito no que vai ou não ser daqui por 20 anos.

Sei que tens andado ausente do meu canto, mas sabes entrares em contacto comigo. Eu estou aqui!

Beijinhos

Anónimo disse...

há dias assim...há dias em que tomamos consciencia de tudo isso e parece que o mundo nos cai em cima... e compreendo o que dizes em relaçao a escrever para nós ou para os outros... acho que tens razao...
a verdade é que escrevemos POR nós (porque nos faz bem, pk nos sentimos bem) mas PARA os outros (que nos ajudam, que nos comentam, que nos dão feedback acerca dos nossos desabafos e historias)