terça-feira, abril 14, 2009

Blogosfera (ou pensamentos sobre...).

Eu penso muito, é um facto. Penso muito essencialmente em pessoas e os seus comportamentos (ai, um dia ainda vou "tirar" o meu tão sonhado Curso de Psicologia).
Por isso o tão adequado nome deste blog. Se calhar deveria pensar menos e agir mais; o probelma é que saio da minha concha, da minha "caixa de pensamentos" e "invisto" ou devo invistir de uma forma muito brusca ou desorganizada porque ou acabo por não ir a lado nenhum e volto á "caixa" ou pior do que isso, acabo por não ir a lado nenhum e ainda sair "ferida" desse acto.
Quando não penso sobre a vida real é a blogosfera que me faz pensar já que li por aí num certo blog algo como "quando isto não me apetecer mais, saio e acaba tudo, o mesmo já não posso fazer á vida real"...
E digo eu, será isto correcto?? Irão dizer-me "cada um faz o que lhe apetece, cria-se um blog, anda-se meses, anos a ler o que os outros nos escrevem, aqueles que tiram tempo do seu tempo para nos lerem, e um dia puft, fecha-se o tasco e desapareçe tudinho"!!
Já tive fases em que achei que que nos blogs até se criavam alguma especie de laços afinal partilha-se aqui tanta coisa de nós, eu pessoalmente sou o maior exemplo disso já que me tornei amiga de uma pessoa que vive a 300 kms de mim e temos conseguido e sabido manter essa amizade, ela até já visitou a minha casa e eu a dela.
Mas começo a crer que se as pessoas não tem muitas das vezes nenhum respeito lá fora (o "descartanço" está na moda, quando não interessa por alguma razão, lixo com a pessoa!) e o mesmo se passa aqui, ou seja muitas das vezes ainda é pior porque as pessoas "esquecem-se" que quem está aqui, quem as lê, quem lhes responde, também é gente, também é humana, também tem sentimentos e não será por não as conhecermos pessoalmente que lhe devemos menos respeito.
Nos Msn há que quem esteja muito bem a falar com alguém, durante algum tempo, cala-se de repente e desliga aquilo, sem "água vai"!
Nos blogs "fecham-se" blogs quando as pessoas "se fartam" do "passatempo"!
A questão não "desaparecer ou não" é apenas "avisar" quando se desaparece (e isso não é dar satisfações ou deixar de dar, é apenas ter RESPEITO.) E o mesmo serve para o Msn.
Na vida real? Bem na vida real posso vos contar algo por que passei no final ano passado; uma amiga minha, (não, amiga é uma palavra tão bonita e o que se passou foi tão feio, nem pseudo chegou a ser) que que já conhecia há uns 5 anos, com quem fui de ferias, com quem sai tantas vezes, que jantou e até dormiu na minha casa, que conhecia a minha mãe, que eu conhecia os pais dela, que falavamos de tudo e nada, e com quem saia quase todos os finais de semana, resolveu "descartar-se" um dia de mim. Ok, eu sei que fiz uma "cena triste" mas infelizmente ela descartou-se de mim com tal categoria que nem sequer me deu hipotese de lhe pedir desculpa ou lhe dar algum tipo de explicação, simplesmente nunca mais falou comigo, nem que quis ver.
Ainda hoje não sei o que aconteceu maspassados já alguns meses" suspeito "que se tenha visto livre de mim" por essa coisa tão maravilhosa que se chama Hi5 e que permite saber a vida de toda a gente! Pois é, é que dantes quando "conviviamos" ela era solteira "single", uma semana depois de "despejar o lixo", passou a "comprometida". Portanto, está tudo explicado.
E assim é a vida, dentro do mundo dito real.
Agora meus amigos da blogosfera, tenham lá um bocadinho mais de respeito por aqueles que conhecem fisicamente, mas também por aqueles que não conhecem, já esses também tem perninhas e olhinhos, e braçinhos e sobretudo SENTIMENTOS.
Caso contrário ainda acabamos todos á dentada/porrada ainda que virtual e isso não é de todo saudável (digo eu), que cada um "faz o que quer e sobra-lhe tempo", como diz ás vezes uma pessoa que conheço.)

14 comentários:

Ana C. disse...

Sabes que quando tenho por hábito ler um blog, já me afeiçoei a ele e acontece abri-lo uma certa manhã e verificar que todo o seu conteúdo desapareceu, sem uma única explicação fico chocada à séria. Como se conhecesse aquela pessoa e de um dia para o outro ela tivesse emigrado para outro continente sem um pré-aviso, sem um adeus. Sem nada. Concordo contigo, não se faz...

Precious disse...

Se isso se passasse só no mundo virtual, estávamos bem. Grave, grave é nos casos de pessoas que são amigas de longa data.
Mas como diz a senhora do Shiatsu, não se pode exigir às pessoas mais do que estas podem dar. A raiz de muitos afastamentos, nossos ou dos outros, reside aí mesmo.

Ianita disse...

Vou ser muito sincera...

Acho que a blogosfera é tal e qual a vida real. Sem tirar nem pôr. Há pessoas boas e más em todo o lado.

Se reparares, pessoas transparentes na vida dos olhos nos olhos, são-no na blogosfera. Pessoas cobardes na vida real, são-no na blogosfera.

Eu seria incapaz de acabar o meu blog assim, do nada. Apenas e só porque também não sou pessoa de desistir das coisas assim, do nada, e sem uma satisfação. Quando não gosto de alguma coisa digo. E se me afasto de alguém a pessoa sabe exactamente o porquê, porque eu o digo.

Tenho pena que as pessoas más e ressabiadas tenham mais acesso à nossa vida por causa dos blogs. Na vida dos olhos nos olhos, talvez nos resguardemos mais, mas também levamos barretes. E acredita, como esse que tu levaste também já levei pelo menos 2. Parece que há mulheres que quando arranjam homem já não precisam de amigos. Lá está, eu também não sou assim. Já tive muitos namorados e os amigos mantêm-se, independentemente disso.

Na blogosfera não é tudo mau, assim como na vida dos olhos nos olhos não é tudo bom. Temos de ter as nossas cautelas e arriscar. Encontramos pessoas más, mas também encontramos pessoas que valem muito a pena.

Desculpa a verborreia, mas identifiquei-me muito com o que escreveste. O meu blog é um prolongamento de mim. Não o posso fechar porque não me posso fechar a mim. Claro que quem não está aqui em verdade, não terá qualquer problema em fazê-lo...

Kisses

Storyteller disse...

Muito bem escrito! Apesar de estarmos todos aqui escondido por um monitor e termos nomes virtuais, somos seres humanos de carne e osso, com sentimentos, emoções, qualidades, defeitos, pontos foretes e fraquezas.
O que é triste é quando as coisas más do mundo virtual são transpostas para o mundo real e o que se escreve num blog se torne mais importante que a realidade.
Masi uma vez, gostei muito do que escreveste.

MoonDreamer disse...

Bem, estive a ler e reler e desta vez vou comentar. Há muitos aspectos que eu concordo, mas acho que as coisas não são assim tão lineares assim. Falo por mim e pelo meu blogue, por duas vezes estive para acabar com ele, uma delas apaguei mesmo, não sabendo na altura que dava para recuperar. Em ambas as situações achei que era o melhor que devia fazer. Há alturas na vida em que temos que tomar decisões e um certo afastamento torna-se necessário, deixar o blog ao deus dará, sem actualizações, nunca foi hipotese para mim. Ou fechava, ou continuava...
Quanto ao descartar, sinceramente nunca foi algo que me fizesse grande diferença. Primeiro porque acho que cada um é livre de fazer as suas opções, assumindo as devidas consequências. Segundo porque nós, atrás de um monitor, podemos acar que conhecemos muito bem a pessoa, e julgar e criticar as atitudes torna-se fácil, mas uma pessoa é mais que a soma das partes, é um todo que leva anos a conhecer e às vezes não chega...

O MSN, concordo, fica sempre bem, dizer, mas, mais uma vez, não sabemos o que vai do outro lado da linha...

Acho que nas relações virtuais, acaba por ser muito como as relações cá fora, há que ter paciência, compreensão, e, sobretudo amizade, não dar demasiada importância a certas atitudes que nos parecem ofensivas, sem antes sabermos o que está por detrás da atitude.
Conheçamos as pessoas... antesde julgar, conheçamos as pessoas, pelo menos é o que eu tento fazer com toda a minha falibilidade, própria de qualquer ser humano...

Beijo

Irina A. disse...

Eu gosto de avisar os meus amigos quando vou de férias e gosto igualmente de informar as pessoas quando me sinto menos disposta para conversas. Não fecho a porta da minha casa por uma questão de respeito a todos aqueles que me visitam, mas tenho o dever de pedir um tempo quando me sinto menos bem. Acho que era isso que devia acontecer na blogosfera. Por uma questão de respeito temos o dever de não desiludir quem nos "segue".

R disse...

Estou nisto há pouco tempo mas acho que a nossa forma de estar na blogosfera, é tb o reflexo daquilo que somos como pessoas na vida real.É verdade que aqui ninguém nos conhece, mas há que ter consideração pelas pessoas com quem comunicamos, semanas, meses e se calhar anos. Eu, quando tiver de me afastar uns dias, farei um post a comunicar e se alguma vez pensar terminar com o meu blog, avisarei as pessoas e despeço-me. É o mínimo! Eu penso assim! Beijokas

M disse...

Eu tenho 4 blogues, mas so dois estao activos. Os blogues para mim são a minha forma de comunicar com o exterior. Qualquer um deles, começou por ser privado e ao fim de uns meses é que passaram a ser públicos. Os meus blogues reflectem-me, mas não são 'eu'. Eu sou mais que um blogue. E não preciso do blogue para ser feliz; a minha felicidade encontro-a dentro de mim, sou eu que a construo. Nunca faltei ao respeito a ninguém, nem dentro nem fora da blogosfera, e o meu intuito nunca foi e não é conhecer pessoas. Se bem que já conheci algumas, e ninguém morreu por isso :)
Relativiza o blogue na tua vida. A tu vida é mais que um blogue, tu sabes disso...

Unknown disse...

Infelizmente, essa história das mulheres deixarem as amigas por causa de terem arranjado namorado já conheço de gingeira.
Tb já me aconteceu apanhar grandes desilusões aqui na blogosfera. Há pessoas de todos os tipos por aki.
Há homens k só querem engate, há outros verdadeiros e sensiveis, há gajas ressaiadas...
Mas há tb pessoas maravilhosas k se preocupam, k têm curiosidade em saber cm estás, se dormiste bem...há akelas até com quem passas a ter uma relação para além da blogosfera,no msn, no tlm, no hi5,tb tenho;O)...
Há akelas pessoas k te tocam e com as quais esperas poder contar sempre,e acredita k se a amizade for verdadeira depressa percebes isso, apesar de tb nos podermos enganar.
Mas tens toda a razão, agora não te vou poder dizer "Boa noite!" mas amanhã prometo que direi "Bom dia!" ;O)Ao menos vou tentar estar mais atenta, pode ser k sirva de exemplo a outros, k tal?


Beijinhos, linda!

Carracinha Linda! disse...

Pessoas que de repente "desaparecem" existem, infelizmente, na vida real como aqui nos blogs... Como dizes, temos sentimentos! É que por detrás de um blog existe uma pessoa real.

Bjs

PS - A propósito: já tenho saudade das tuas visitas!

Eu Mesma! disse...

Olá!
Sou outra Eu Mesma!

Vim reencaminhada de um outro blogue que referiu o teu post... do blogue da Moondustsilver....

e vou dizer-te o mesmo que lhe disse....

Compreendo-te.....

o respeitar alguém mesmo que esse alguém seja virtual é uma das maiores virtudes e aquela que eu insisto em seguir....

amigos virtuais ou amigos de carne e osso... devemos sempre respeitá-los... é uma questão de "não fazer aos outros o que não gostariamos que nos fizessem...."

até agora, no mundo da blogosfera, apenas tive uma experiencia menos positiva mas que rapidamente me livrei dela.... e ainda bem....

até agora e com esta excepção quem eu conheci, quem falo e quem apenas me cruzo em posts e blogues... são 5 estrelas...

e já agora....
Tumesma... vou-te adicionar!

CarlaSofia disse...

Olá, vim aqui pela primeira vez através da Zabour. Queria manifestar a minha opinião dizendo que o meu blog existe há mais de 1 ano e que o levo a sério, tal como tu tenho tido a oportunidade de conhecer pessoas através do blog que me têm ajudado, com quem tenho partilhado momentos e sentimentos. Não me imagino a fechar o blog, embora por vezes faça algumas pausas. Por isso concordo quando dizes que de repente descobrimos que um determinado blog desapareceu por completo, é um choque. Tal como dizes, visitámos, comentámos, etc e de repente tudo desaparece... É sem dúvida muito impróprio.
Grata pela reflexão
CarlaSofia
~universosquestionáveis~

Lita disse...

Concordo com a Ianita. A blogosfera, ou qualquer outro universo virtual, não é assim tão diferente da vida real. Há pessoas que se ligam mais, outras que são mais desligadas.

Não concordo que existam pessoas boas ou más. Acho que as pessoas são o que são, fazem o melhor que sabem com aquilo que têm e é um erro acreditarmos que nunca se magoa ninguém. Aquilo que é respeito para um pode não ser para outro e nesse desvio, alguém pode magoar-se. Será certo dizer que um foi mau???? Não sei. Não sou ninguém para julgar.

Beijinhos.

Safira disse...

Concordo com a falta de respeito em 'desaparecer'. Ou condicionar o acesso a blogues sem dizer água vai. No mínimo explica-se o porquê. Mas, e correndo o risco de ser trucidada, tenho de discordar no seguinte: um blog é apenas uma extensão da pessoa. Pode surgir de uma necessidade temporária. Pode ter um propósito claro, e findo este, termina também a necessidade de o manter. Quero com isto dizer duas coisas: a primeira, que os blogues são antes de mais dos seus criadores, pelo que estes não podem ser responsabilizados pela expectativas criadas em sua volta pelos leitores. Isto é verdade na blogosfera, e na vida real. Falavas do exemplo da amiga que desapareceu porque encontrou o amor. Já todos passamos por isso. Já todos estivemos de um lado e do outro. É difícil dar a mesma atenção que se dava. É utópico esperar tê-la. O que me leva ao segundo ponto: um blogger, a não ser que seja profundamente disfuncional ou ande em busca de atenção, escreve para si, não para os outros. Pelo que, quem o lê tem de ter a consciência disto mesmo: que somos espectadores borlistas e que, embora nos afeiçoemos aos blogues, corremos sempre o risco de que apareça um 'revisor' e nos 'expulse' da sala de projecção. Afinal, não há contrato, não pagamos bilhete, não podemos exigir espectáculo gratuito para sempre. Ou seja, temos de moderar, para nosso próprio bem, e aproveitar as afinidades que vamos encontrando, cultiva-las, é certo, mas sem fazer disso uma razao de viver, passo o exagero.
Isto vem ao encontro do que já falámos várias vezes sobre as expectativas que criamos sobre os outros e a imperativa necessidade de não depender tanto disso para sermos felizes ou ir em frente. Porque muitas vezes os outros avançam, e podemos ficar para trás porque estamos a prestar mais atenção ao que nos rodeia do que a nós mesmos, e a viver mais a vida como gostaríamos que fosse, do que como ela é.
Não digo que não se possam fazer amizades na blogosfera, claro que sim, e posso contar uns quantos na minha lista. Digo apenas que não me parece que seja esse o propósito primário da coisa, e que, como tal, há que levar tudo isto menos a peito. penso eu de que...
Quanto ao resto, vivemos tempos acelerados, moça, às vezes não é tanga dizer que não se tem tempo. Porque, e nota bem, toda a gente precisa de tempo para si mesmo. E Sobra pouco disso, muito pouco, nos tempos que correm...

E assim se conclui o meu 'sermão' do costume. É possível que me rifes um dia :)
Contudo, prometo que se um dia acabar com o meu tasco te comunico em primeira mão:)
Beijocas e be happy!