quarta-feira, outubro 25, 2006

Razão e emoção.


Hoje enquanto "navegava" pela Internet, eis que dou com esta noticia...


O cérebro humano enfrenta um conflito permanente entre seu centro de emoção, que procura a satisfação imediata, e a zona da razão, que privilegia os objetivos a longo prazo, revela uma pesquisa publicada pela revista americana "Science".

Os pesquisadores de quatro universidades, entre elas Harvard e Carnegie Mellon, descobriram que duas áreas do cérebro disputam permanentemente o controle do comportamento de uma pessoa avaliando as decisões entre a satisfação imediata e os objetivos a longo prazo.


"Esta pesquisa, como as precedentes, mostra que raramente agimos apenas por um impulso", destacou Jonathan Cohen, professor da Universidade de Pittsburgh (Pensilvânia).

"Temos diferentes sistemas neurológicos que entram em ação para resolver diversos tipos de problemas e o nosso comportamento é ditado pela competição ou cooperação entre eles".


Então, está explicado:

- O porquê de ás vezes já ter visto dois diabinhos muito pequeninos, um de cada lado dos meus ombros (visiveis para mim, mas invisiveis para todos as outras pessoas):

Um (o mais sensato) a dizer-me: "vá, faz isso que tens que fazer, que é a atitude mais acertada, porque se fores por outro caminho, depois te vais arrepender, não hesites"; e depois o outro diabinho (o manhoso) mumura quase em simultâneo " que se lixe, segue o teu coraçao, deixa-te de tretas de manuais de algibeira, e faz o que realmente te apetece"...

Em relação á coisa do impulso, e falando por mim, pessoalmente ( e prontos, lá vem o signo outra vez) raramente tomo uma decisão pelo menos que seja importante assim "de chofre", e acho que devo continuar a agir/ser assim, uma menina muito coerente e ponderada.
Isto porque da ultima vez que o fiz (que me deixei levar por essa coisas matreira chamada "impulsividade"), o resultado que deu é que passados uns anitos, ainda não se se fiz bem ou mal, ainda continuo na dúvida...e não é por nada, apenas foi uma decisão que mudou a minha vida toda!!

Portanto, suupeito que estes conflitos no meu cerébro ainda me vão dar muito que fazer...(e muitos neurónios queimados de tanto pensar).

:-)

10 comentários:

Alexandra disse...

vim matar saudades e deixar um beijo

Alexandra disse...

que bom que bom adorei

LurdesMartins disse...

Engraçado, o meu último post também é (+/-) sobre esta fantástica máquina: o cérebro.

Ai tu também vês os diabinhos?!??!
Menos mal, pensava que o problema era meu!

Beijinhos

Seamoon disse...

Isto parece me o dilema tipico de uma capricorniana...hum?
lllol digo eu que tb sou uma...
bjs

Joao Forte @ Blog disse...

Boa descoberta...e se descobrirem a maneira de podermos abdicar de um lado do cerebro tb é bom!eheheh
bjocas
gostei muito do teu blog

Mina disse...

Pois, pois... pensa, pensa e pensa. Muitas vezes, no pensar não está o ganho... mas ajuda, eu sei. E até te compreendo ;)
Beijoca!

Miguel disse...

Há muita gente que não sabe, mas além de um Q.I. também temos um Q.E. Quociente emocional!
O primeiro mede a nossa capacidade racional, o segundo a capacidade de controlarmos as emoçôes.
De nada vale sermos extremamente inteligentes se deitarmos tudo a perder pelas emoções...
L.

marta r disse...

Os meus diabinhos andam sempre numa bulha desenfreada. Mas acaba quase sempre por vencer o manhoso impulsivo...

Miguel disse...

o importante mesmo é decidirmos e não nos arrependermos, não deixarmos a vida passar ao lado, de um modo ou do outro vamos sempre pensar, e se....

Nuno

Sofia disse...

Como capricorniana, o anjinho da razão está quase sempre a vencer o da emoção ( em termos de tomada de decisão ) e isso às vezes gera conflitos imensos. Mas assim se vive, desde que sem arrependimentos !!
Abraços,