Entende-se por maturidade "a entrada no mundo adulto", mas o que define a maior maturidade de cada um de nós, em relação aos outros?
Será apenas a passagem do tempo , será uma mudança de comportamentos e personalidade, ditada pelos muitos probelmas que a vida nos coloca, ou será um conjunto dos dois factores?
Não me parece de todo, que por sermos apenas mais velhos cronologicamente falando, nos poderemos considerar como mais "maduros" comparando com alguém mais novo. Conheço pessoas de 40 anos bastante infantis, a quem daria uma belas palmadas se fossem (apesar de não ser defensora da violência fisica em idade nenhuma) meus filhos; por outro lado conheço pessoas por exemplo com 25 anos que tem uma sabedoria de vida, uma visão do mundo e dos outros que me deixa bastante surpreendida, pela positiva.
Posso até dizer que estas pessoas são mais "velhas" do que as de 40 anos...
Talvez este texto responda de certa maneira a esta questão:
Maturidade é a capacidade de encarar desgostos frustrações, derrotas sem queixa nem abatimento.
Maturidade é humildade; é ser suficientemente grande para dizer enganei-me; e, quando está correta, a pessoa madura não necessita experimentar a satisfação de dizer "eu disse-te".
Maturidade é a capacidade de tomar uma decisão e mantê-la; os imaturos passam suas vidas explorando possibilidades, para, no fim, nada fazerem.
Maturidade significa confiabilidade: manter a própria palavra, superar a crise; os imaturos são os mestres da desculpa, são os confusos e desorganizados; suas vidas são uma mistura de promessas quebradas, amigos perdidos, negócios sem terminar e boas intenções que nunca se convertem em realidade.
Maturidade é a arte de viver em paz com o que é impossível mudar
Sem comentários:
Enviar um comentário