quarta-feira, outubro 11, 2006

Questões pertinentes.

Tenho andando a colocar uns "posts", bastante light, que me fazem rir por vezes e que que também fazem sorrir as almas simpáticas que por aqui passam e que tem a pachorra para ler as minha parvoices (algumas vezes), mas hoje estou a sentir a necessidade de falar de algo bastante serio e triste , mesmo...
Ontem assisti a uma entrevista na Sic Noticias , entrevista essa que já era a repetição do dia anterior que passou no Jornal da Noite de Segunda-Feira, por isso algumas pessoas devem ter assistido.

O tema: a Eutanasia...

A entrevista despertou-me varios sentimentos: primeiro uma compaixão enorme , afinal estamos a falar de alguém que tem apenas 50 anos e está a morrer com uma doença terminal. Depois uma admiração enorme pela aquela pesssoa, que estava ali, a demonstrar uma coragem, uma calma, um resignação a algo que é imutável (o fim da vida), mas que de facto deve ser muito, muito complicado, saber a verdade, e aceitá-la, assim...enfim, nem me ocorrem mais palavras.

Depois, surgiram-me alguns sentimentos menos bons...a raiva, a impotência, perante as palavras dos outros (ou pelo menos de alguns) em relação ao assunto da Eutanasia...

Há coisas que me revoltam, que me fazem indignar, que me causam um nervoso que por vezes não tem nada de miudinho. Revolta-me a hipocrisia, revolta-me o ouvir tanta conversa em ralação a assunto que não deveria ser polémico, que já deveria estar resolvido há muito tempo, revolta-me a incapacidade das pessoas de se colocarem nem que seja por um misero segundo na pele dos outros...

Respeito a opinião dos outros em relação a tudo, ou quase, porque acho que em relação a este assunto da Eutanasia e também ao do Aborto, não deveriam existir N opiniões...
As coisas são como são, e se são como são, como é que se entende tanta discussão sobre os assuntos...??

Não decidimos quando nascemos nem se queremos nascer, mas com toda a certeza e porque o corpo só a nós nos pertence, deveriamos poder decidir se queremos ou como queremos morrer, assim como deveriamos poder ser livres para decidir se queremos ou não interromper uma gravidez.

Como podem os outros, que nunca assitiram a um familar ou amigo a morrer aos bocados, a degradar-se aos poucos, a sofrer e não querer sofrer, que nunca tiveram que levar uma gravidez para a frente, sem quererem ou por questões económicas, ou por outras, como podem essas pessoas falarem, emitirem opiniões, decidirem pela vida dos outros?

A vida é nossa, o corpo é nosso, e não consigo aceitar ou compreender como se continua a manter tanta discussão sobre estes assuntos, sem se chegar á unica conclusão possivel: cada um tem o direito de fazer da sua vida o que me entender!!

E pronto, era mesmo isto...tenho dito!!

2 comentários:

Alexandra disse...

Sabes eu penso assim mas acho que é mais complexo do que possamos pensar....mas sim a vida é nossa e o corpo também e quem é que disse que para morrer é preciso sofrer não é? mas...

uma beijoca este é um tema muito polémico

Eumesma disse...

Oi

Tenho consciência que é de facto polémico, por isso agradeço as tuas palavras e a tua opinião...:-)

Bjs