quarta-feira, maio 27, 2009

Por motivos de trabalho...

Mais propriamente por ter havido um "volte-face" na situação descrita no anterior post e no momento presente a minha disponibilidade cerebral estar inteiramente voltada para a "descoberta" do que se está a passar já que deixei de saber para onde vou trabalhar a curto prazo. (e espero que por mais remota que a situação da "mobilidade" possa ser não venha ainda a ser esse o caminho).

De qualquer das maneiras quero manifestar aqui o meu desagrado pela troca de "galhardetes" que aconteceu nas respostas do post anterior. Embora discordando um pouco da menina que se manifestou (e agradecendo na mesma os seus comentários já que todos os comentários são bemvindos ao meu blog, e gosto dos seus em particular, sempre :-)) porque a minha perca de regalias não vai ser por escolha minha mas sim por imposições de outros que nem sequer conheço e isso faz toda a diferença, ( até porque vejo nesta processo todo uma serie de desvantangens e 1 ou 2 vantagens apenas) não gostei particularmente do (pelo menos) ultimo comentário de uma pessoa que até nem sequer se identificou.

Que fique aqui descrito que quando criei este post não foi para "fazer considerações" sobre o estado da Função Pública em geral, foi apenas e somente para poder desbafar um pouco sobre uma situação bastante desagradável que está a ocorrer comigo e com todos os meus colegas e que se arrasta de alguns anos para cá.

Portanto, pessoas que não tem nome, façam o favor de respeitar as opiniões alheias mesmo que com elas não concordem e se não for pedir muito, da próxima vez identifiquem-se. Não "fechei" o acesso a ninguém mas é sempre bom (e ainda por cima falando de um tema tão "quente" como o é do Sector Público) saber com quem "falamos".

Agradecida!

segunda-feira, maio 25, 2009

Perdas versus ganhos.

Hoje logo assim que me levantei "pressenti" que este dia que estava a "começar" para mim, não viria a ser um bom dia. Há dias assim que que sem sabermos muito bem porquê nos levantamos com menos disposição para tudo, dias que estamos "em baixo" sem existir uma razão concreta (ou até existem várias se calhar...). E nestes dias costumo sempre vir a ter surpresas menos boas e hoje não fugiu á regra (destas vez relacionado com o trabalho).
Há muito tempo que a instituição onde trabalho e que pertence á Função Pública anda em "bolandas". Primeiro foi "extinta", depois deslocaram fisicamente metade do pessoal para Alfragide, local onde existe um outro edificio que pertence á Instituição.
Mas o meu nicho (somos só 5 pessoas) continuava por aqui, sossegaditos e com mesma vidita embora corressem rumores que iramos sair fisicamente daqui e que que os 5 iriam ser "desmembrados".
Só zunzuns que foram alimentando os stresses do meu Chefe já de si uma pessoa "eléctrica" e sem paciência para tanta treta e que fizeram com que o meu colega preferido se saturasse de vez e desistisse de tudo (pediu a "mobilidade" ou seja pediu para se ir embora daqui embora continue a ganhar de inicío na sua totalidade e depois pouco a pouco cada vez menos).
Toda esta instabilidade a mim tem me esgotado psicologicamente ainda para mais começando eu a ter a noção que o meu chefe era como os ratos, o primeiro a bandonar o barco se lhe "calcassem os calos" deixando os seus funcionários entregues aá sua sorte , ou destino ou azar..
E hoje foi o dia (dizia-se que até finais de Maio o quadro de pessoal iria ser conhecido) em que descobri que a partir de não sei quando, muita coisa vai mudar na minha vida.
Assim á partida, ganhos?? Outro ambiente de trabalho, novas pessoas e outro chefe, ambos factores muito positivos porque nenhum dos três é bom neste momento. E para além disso há uma razão muito forte a nivel de colegas (e quem me conhece pessoalemente sabe do que estou a falar) para a minha mudança ser muito muito importante.
Contras: Sendo adminstrativa sempre tive o previlégio de trabalhar sozinha (ou seja só recebia ordens do meu Chefe já que não tinha colegas com as mesmas funções do que eu), com um gabinete só para mim, telefone para todo o lado, PC, impressora, etc. Presumo que parte disso ou tudo eventualmente irei perder até porque sei que vou trabalhar com outra administrativa um pouco mais velha do que eu, com uma categoria acima da minha portanto muito provavelmente irá ser ela a "chefe" da parte administrativa.
Irei mudar de edificio mas continuarei fisicamente a trabalhar onde sempre trabalhei.
Resumindo: Sou uma pessoa completamente avessa a mudanças em todos os aspectos da vida principalmente quando são mudanças impostas como esta, em que não tive nenhum poder de escolha.
Mas confesso que a minha vida andava já há muito tempo a necessitar de uma grande mudança, portanto estou expectante e não posso dizer que estou feliz porque como disse não gosto de novos desafios, sou muito "pé no chão" e gosto muito de saber com o que conto diariamente em todos os aspectos das vida, e como vou perder "qualidade de vida" a nivel laboral (até porque me parece que vou trabalhar o triplo do que faço actualmente e com o mesmo ordenado , claro)... Mas quem sabe se no meio de toda esta confusão que tem sido a minha vida tanto a nivel pessoal como laboral nos ultimos anos, se no meio de tudo isto não surge finalmente a "Luz" ao fundo do túnel...
Veremos...(e vou tentar ficar á espera, com a maior das calmas possiveis...).

quinta-feira, maio 21, 2009

Meus "ricos" Canais alternativos (vulgo "Foxes").

Ora neste preciso momento e enquanto estou a dar aqui um "jeitinho" á minha casita (e enquanto isto acontece tenho sempre a Tv ligada num dos 4 canais principais) vou assitindo um programa sobre "O Corpo Perfeito".
Uma das convidadas?? Carla Matadinho, "grande" corpo mas desporporcional ao tamanho do cerebro , com toda a certeza!
Ao assunto que se "levantou" de as jovens mulheres comçarem a fazer cirurgia estética cada vez mais cedo (um disparate segundo o psiquiatra convidado porque depois poderiam arrepender-se e não tinham enquanto jovens capacidade para discernir com a sabedoria necessária sobre o assunto, coisa com a qual concordo na sua totalidade), aquela "coisa" abre as goelas e diz esta preciosidade "ah, pois mas fazer uma cirurgia estética ou fazer uma tatuagem é a mesma coisa, das duas se podem arrepender mais tarde"!!!
Olha, filha, se leres o meu blog por algum mero acaso nos intervalos das sessões que fazes despida para as revistas femeninas quero que saibas que nunca me orgulhei tanto dos meu 1,65 de altura e dos meus 76 kilos! (sim, que um malvado se instalou á má fila depois do meu final de semana no Porto)
É que sou assim a modos que para o gordinha mas não é só o meu corpo que está "cheinho", a minha mente sempre foi muitot povoada...mas de neurónios, de que tu já não podes falar porque duvido que o saibas o que isso é!!!
E prontos, tenho dito!! E não, não é nenhuma inveja de quem é "boazona" (já passei essa fase de me aborrecer com o aspecto fisico á muito ano, coisas da velhice), é mesmo é aborrecimento por não me ter sentado aqui e ter mudado para um canal onde oiça coisas que não me irritam e que pelo contrário me divirtam!!!
Tosca do caraças! (nem sabia o que havia de dizer quando o apresentador lhe disse " mas como é que voçê se pode orgulhar do peito que tem se tudo o que está aí é falso e não é seu"??
Só uma grande parva com menos de 30 anos pode querer e já ter ido á "faca" 2 vezes só para ficar mais "bela"..!

quarta-feira, maio 20, 2009

Divagações..ou não...

Já dizia a minha mãe (e diz que felizmente continua "ao meu lado") que "quando se fecha uma porta, abre-se logo uma janela".
Eu, céptica e como sempre descrente de tudo e todos dizia sempre "o Destino não é obra do acaso, o Destino somos nós que o fazemos, que o vamos construindo com as acções que deveremos ir tendo".
Mas ás vezes "abre-se uma janela", e hoje foi um dia desses. Não sei se a janela irá mostrar-me o Sol na sua plenitude, mas é com toda a certeza um raio a tentar espreitar entre as nuvens e que eu vou deixar entrar...

terça-feira, maio 19, 2009

A cultura fará mal??

Pois é foi com essa impressão com que fiquei nos ultimos dias.
Aproveitando o facto de se ter celebrado o dia Internacional dos Museus e de aos mesmos se poder aceder de uma forma gratuita e das manifestações culturais que ofereceram a quem os visitou aqui a Euzinha decidiu visitar alguns e revisitar outros.
E cheguei a algumas conclusões interessantes, pois que realmente a sua visita me distraiu e me porporciou mais conhecimentos mas que tb me "fez mal".
- No Museu do Traje (onde está uma fantástica exposição da Barbie vestida por criadores de moda nacionais e internacionais), descobri que parte de mim já é peça de museu visto que "espreitei" acessórios de moda dos anos 70 e 80 tais como brincos e pulseiras, alguns muito semelhantes aos que usei, logo senti-me velhotaaaa.
- No Palácio da Ajuda foi a vez da inveja se manifestar, afinal a minha casa cabia dentro de um, de apenas um daqueles salões ( e penso que sejam 18 que constituem o Palácio por completo).
E o que dizer sobre uma das salas de jantar ainda usada nos tempos de hoje pela Presidencia da República para manifestações oficiais?? Lá sentam-se 180 pessoas num ambiente simplesmente maravilhoso.
Por ultimo no Museu de Arquologia senti-me realmente inculta. O museu tem uma parte piquena , (muito piquena quando comparada com Londres por exemplo) dedicada ao Antigo Egipto com a parte repectiva dedicada á mumificação. E que descobri eu?? Que também se mumificavam animais, lá está um crocodilo por exemplo (eu deveria ter estudado isto na escola, não..??)
Moral da história: continuar a "cultivar-me" mas informar-me primeiro do que lá existe para não me sentir tão "duuhhh"...! :-)
P.S. Gostarai de poder "reportar" tão interessantes conclusões de uma forma fotográfica mas infelizmente em dois dos locais não se podia fotografar mesmo sem flash e no terceira esqueci-me da máquina em casa.

segunda-feira, maio 18, 2009

..e o "Depois"..

O "Depois" veio a seguir á minha ida ao Porto...

"Para se estar satisfeito, activo, e sentirem-se jovens e felizes, é preciso namorar a vida"!

Muitas pessoas têm um amante, e outras gostariam de ter um. Há também as que não têm, e as que tinham e perderam. Geralmente são estas últimas que vêem ao meu consultório para me contar que estão tristes ou que apresentam sintomas típicos de insónia, apatia, pessimismo, crises de choro, ou as mais diversas dores. Elas contam-me que as suas vidas correm de forma monótona e sem perspectivas, que trabalham apenas para sobreviver e que não sabem como ocupar o tempo livre. Enfim, são várias as maneiras que elas encontram para dizer que estão simplesmente a perder a esperança. Antes de me contarem tudo isto, já tinham estado noutros consultórios, onde receberam as condolências de um diagnóstico firme: "Depressão"... além da inevitável receita do anti-depressivo do momento. Assim, depois de as ouvir atentamente, eu digo-lhes que elas não precisam de nenhum anti-depressivo. Digo-lhes que o que elas precisam é de um Amante!É impressionante ver a expressão dos olhos delas ao receberem o meu conselho. Há as que pensam: "Como é possível que um profissional se atreva a sugerir uma coisa destas ?!".Há também as que, chocadas e escandalizadas, despedem-se e não voltam nunca mais. Às que decidem ficar e não fogem horrorizadas, eu explico-lhes o seguinte: Amante é "aquilo que nos apaixona". É o que toma conta do nosso pensamento antes de adormecermos, e é também aquilo que, às vezes, nos impede de dormir. O nosso Amante é o que nos mantém distraídos em relação ao que acontece à nossa volta. É o que nos mostra o sentido e a motivação da vida.Às vezes encontramos o nosso amante no nosso parceiro, outras vezes, em alguém que não é nosso parceiro, mas que nos desperta as maiores paixões e sensações incríveis. Também podemos encontrá-lo na pesquisa científica ou na literatura, na música, na política, no desporto, no trabalho, na necessidade de nos transcendermos espiritualmente, numa boa refeição, no estudo, ou no prazer obsessivo do nosso passatempo preferido...Enfim, Amante é "alguém" ou "algo" que nos faz "namorar" a vida e nos afasta do triste destino de "ir vivendo". E o que é "ir vivendo"?"Ir vivendo" é ter medo de viver. É vigiar a forma como os outros vivem, é o deixarmo-nos dominar pela pressão, andar por consultórios médicos, tomar remédios multicoloridos, afastarmo-nos do que é gratificante, observar decepcionados cada ruga nova que o espelho nos mostra, é aborrecermo-nos com o calor ou com o frio, com a humidade, com o sol ou com a chuva. "Ir vivendo" é adiar a possibilidade de viver o hoje, fingindo contentarmo-nos com a incerta e frágil ilusão de que talvez possamos realizar algo amanhã.Por favor, não se contentem com "ir vivendo". Procurem um amante, sejam também um amante e um protagonista da vossa vida...Acreditem que o trágico não é morrer, porque afinal a morte tem boa memória e nunca se esqueceu de ninguém. O trágico é desistir de viver, por isso, e sem mais delongas, procurem um amante.A psicologia, após estudar muito sobre o tema, descobriu algo transcendental: "Para se estar satisfeito, activo, e sentirem-se jovens e felizes, é preciso namorar a vida".

Texto: Dr. Jorge BucayLivro:
"Hay que buscarse un Amante"
Como alguém da blosgosfera me dizia um dia destes "nada mudou na minha vida, continuo com os meus probelmas, sozinha mas mudou a minha maneira de visualizar a vida".
Afinal desde que tenhamos um amigo ou um "amante" ;-) que nos "faça" ver o que lá está mas que deixamos de conseguir visualizar porque as tristezas da vida nos fizeram perder a fé em nós mesmos, desde que exista essa pessoa tudo pode voltar ao "normal".

Actualmente posso dizer que estou mais calma, não estou mais feliz mas já consigo estar menos infeliz porque a calma que voçês me "transmitiram" fez toda a diferença, muito obrigado por isso.

O antes...


"No antes" vivia-se num estado de profunda auto-comiseração a pensar nisto (sim sempre tive esta opinião embora o "mundo" que me rodeia nunca o tenha admitido) e na forma de o concretizar...


A felicidade é uma partilha e toda a relação é um instrumento.A felicidade individual depende de quem nos rodeia. Tal como a saúde,trata-se de um fenómeno com causas colectivas, além das individuais, e pode ser avaliado através de um conjunto de atributos das redes sociais e dos diversos laços sociais. Os agregados de pessoas felizes e infelizes são visíveis nessa rede e a relação da felicidade dos indivíduos estende-se até três graus de separação(ou seja, os amigos, dos amigos dos nossos amigos).Um amigo que viva perto e se torna feliz, ou já é feliz, aumenta a probabilidade de sermos felizes. O mesmo se passa com cônjuges, irmãos que vivem perto, ou, em menor escala, vizinhos. Infere-se que a felicidade é disseminável, e que a sua disseminação se deve, sobretudo, à frequência de contactos “felizes”.A profundidade da relação tem um efeito menos forte do que a frequência da relação, ou seja, é preciso alimento e contacto para que a rede funcione.A felicidade espalha-se mais entre pessoas do mesmo sexo. A razão desta afirmação tem a ver com o facto da assimilação dos sinais emocionais ser mais fácil entre pares do que entre alíegenas, facto que a ciência já comprovou. Contudo, ser mais fácil não significa ser exclusiva, por isso afrequência é o factor mais importante nesta lógica da disseminação.


In "British Medical Jornal, Dezembro de 2008".


terça-feira, maio 12, 2009

O meu final de semana.

Sim, eu sei que hoje já é Terça feira mas é como algumas pessoas disseram ainda estou a recompor-me...:-).
Ás vezes faltam-nos as palavras para descrever o que nos vai na alma tantos são os sentimentos que nos assolam e que foram ou estão a ser vividos. (ainda para mais tendo em conta que os meus neurórios já tiveram dias "mais felizes").
É isso que me aconteceu no passado final de semana e continua a acontecer ainda que a "ressaca" esteja a começar a passar. ;-)
Apesar de já ter passeado por muitos locais por esse País fora e de cada vez que vou ao Porto ter á minha espera uma guia 5 estrelas ;-), não é por isso ou seja não é pela pela beleza dos locais que o Porto ficará para sempre na minha recordação. É por me receberes da forma que recebes, pela generosidade, pela pachorra em me aturar e ouvir (e sim não sou uma pessoa "fácil"), pelo carinho, pelas espreguiçadeiras que eram muito confortáveis (private joke lol), e essencialmente por me teres levado a ver a Lua e não teres me deixado a lá dormir toda a noite eheheheh
Este blog pode ser ás vezes um "muro de lamentações" como tão bem o dizes mas ainda bem que o "inventei" e porque se assim não fosse nunca teria te encontrado e nunca farias parte da minha vida. (portanto estás a ver, aqui está uma bela desculpa para continuar a me lamentar lol).
Portanto para ti, minha querida aqui fica uma flor virtual. Não vou dizer mais nada porque sabes bem o que sinto por ti e porque os sentimentos ás vezes não são para partilhar com o mundo inteiro portanto o que fica por dizer fica só entre nós as duas. ;-)))

P.S. Eu sei que é um post lamechas mas os bons momentos tem que ficar escritos em algum local para além da nossa imaginação, para serem relembrados mais tarde (como o ano passado por esta altura) e que melhor local do que o nosso respectivo blog?

sexta-feira, maio 08, 2009

Várias coisitas...



Tendo em conta que este blog (um selito para colocar e agradecer, um desafio em stand-by, pouco acompanhamento dos blogs vizinhos) e a sua dona andam assim para o xouchitos, tenho a dizer que vou ali passar o weekend e já venho.


Para os que ficam e porque hoje já não me resta tempo para a "secção" á Sexta, aproveitem o aniversário do Museu do Oriente este final de semana porque tem imensas actividades muito interessantes como massagens tailandesas e danças orientais sendo a participação nas actividades gratuitas.


Segunda feira volto ao "activo".


Beijos e abraços e bom final de semana.

terça-feira, maio 05, 2009

E as "cartas" são como o algodão...



..nunca enganam!

Verdade, verdadinha , verdadeira...

Reciclando
O arcano XX como conselheiro para este momento de sua vida atenta para a importância de fazer uma pausa com o objetivo de avaliar melhor tudo o que tem acontecido e que aconteceu em sua vida. Sem planejamento e estratégia, nada é muito viável e tendemos a repetir os mesmos erros que já cometemos no passado. Todos temos uma tendência a permitir processos de repetição, mas à medida que o tempo passa desenvolvemos um melhor julgamento dos acontecimentos. É como se, à medida que amadurecêssemos, ampliássemos nossa capacidade perceptiva e entendêssemos os fatos passados com maior clareza. Procure aproveitar estes dias para fazer uma investigação criteriosa de que coisas precisam ser alteradas em sua estratégia.
Conselho: Momento de avaliar os acontecimentos de forma crítica.
Querem experimentar nem que seja só por curiosidade?? Podem o fazer todos os dias aqui. (depois se inscreverem no site)

sábado, maio 02, 2009

Comidinhas rápidas.

Ao final de semana é quase sempre assim, há mais do que fazer e a porque vontade de cozinhar ainda é menor do que nos restantes dias, "pega-se" naquilo que já está feito e que está mais á mão. Não compro qualquer coisa, tento escolher o que diga "sem corantes e conservantes" (não sei se é verdade ou não) e deta vez a escolha recaíu aqui. Apesar de ter ficado com uma aftazita (afinal se calhar a publicidade é enganosa) e de o frango ser pouquito e os camarões ainda menos, gostei porque é algo de original, o leite de coco.
Portanto recomendo.
E nem de proposito, vou ali ao meu outro tasco actualizar o dito cujo (afinal ter 13 seguidores e não lhes dizer nada é chato lol) e falar sobre os meus restaurantes preferidos em Lisboa (e já passei por muitos, acreditem).