sexta-feira, novembro 09, 2007

Novembro primaveril.

E que tal aproveitar este calor fora de época para sair por aí, ir até ao Algarve por exemplo (que também é interessante fora da época estival) e aproveitar um Hotel de 4 estrelas, diferente, mto diferente do habitual, a valores que como se costuma dizer são da "uva mijona"...??

(40 euros o quatro duplo, por exemplo)

Foi o que fiz e recomendo.


Fui até Tavira, vila aos pés do Rio Gilão, e fiquei instalada no Hotel Vila Galé Alabacora, num local isolado, a 3, 4 kms de Tavira aos pés da Ria de Faro, e a um passeio de barco da Ilha de Tavira (praia).

O Hotel Vila Galé Albacora nasceu da recuperação de um antigo arraial de pesca de atum. Esta origem contribuiu para as características arquitectónicas e culturais distintas no hotel Albacora, inserido em pleno Parque Natural da Ria Formosa, no Algarve.

Acordar num sitio com história e no meio de jardins cheios de flores, numa calma imensa não é coisa que se consiga fazer todos os dias.

Não existem elevadores, nem a construção é em altura, os quartos assemelham-se a um monte alentejano, casinhas baixas, com um pequeno jardim por detrás, cadeiras e uma mesita.

Os quartos foram antigas residências de pescadores de atum, e este era o seu mundo de onde pouco saiam. Existe uma pequena capela, uma escola e um mini-museu dedicado á pesca do atum.

Podemos apanhar o sol de outono (neste ano, de Primavera) nas cadeiras da piscina exterior ou relaxar no quentinho da piscina e jacuzi, interiores.

Quando nos fartarmos de tanta calmaria, podemos ir até Tavira, ou seguir caminho até Espanha, sempre a acompanhar a Ria (pelo menos até Vila Nova de Cancela
A partir daí teremos mar, e deixaremos a Ria para trás.

Pelo caminho poderemos avistar a fauna diversificada desta zona protegida como os flamingos que por acaso consegi ver, ou as salinas.

Para o interior e já no caminho de volta, parei em Alcoutim, vila de interior, local "encostado" ao Rio Guadiana, com uma povoação espanhola do lado de lá, mto bonita, e tão próxima que quase podem dizer adeus uns aos outros. Há quem viva de um lado e e trabalhe do lado oposto, e vice-versa, já que a viagem de barco,se faz em poucos minutos e custa apenas 2 euros.
Gostei muito desta terrinha também, um local calmo, uma paisagem muito bonita...
E pronto, fica a recordação de uns belos dias e a sugestão para quem a quiser seguir...:-))


Bom fim de semana, com ou sem passeios!!

(vou juntar mais fotos, mais só mais logo em casa)




Ria e Mar





Quartos
Mini Museu


San Lucar del Guadiana (do lado oposto a Alcoutim)




































9 comentários:

Breaking disse...

Parece-me muito boa sugestão :)

Bom fim de semana!!

Beijinhos

LurdesMartins disse...

Isso é que é aproveitar a vida, menina!
Conheço Tavira mas não esse hotel lá perto. Mas olha que fiquei com vontade!!! Mas o Porto é bem mais longe, carago...
Alcoutim, também conheço. Passei lá umas férias de verão fantásticas!!!! E é inevitável a visita à terra espanhola em frente. Fui lá a uma festa de espuma. Delirante!!!!

Beijinhos, bom fim-de-semana e obrigada uma vez mais por seres uma amiga com A grande! Gosto muito de ti! (mas não me batas tanto, ok?!?... eu hei-de aprender.)

Rubi disse...

Oh miuda isso e que e aproveitar o nosso belo pais. Fico com inveja, vais para fora ca dentro e andas sempre a descortinar paraisos. Beijinho

Hands of Time disse...

Que lindoooo! Pena ficar táo longe para mim :( Boa semana!

Precious disse...

As fotos estão muito giras.
Sabes que ando com ideias de fazer o mesmo (sair para ir espairecer cá por dentro). Mas os alvos seriam Tomar ou Évora.

wednesday disse...

Boa ideia... Eu e o meu molo andamos a planear um fds, vou considerar esta hipótese.

Nenúfar Cor-de-Rosa disse...

Excelentes fotografias! Beijo e boa semana!

Maria do Consultório disse...

E o chop-chop era bom?
É que a minha amiga P. é lá cozinheira!
´beijo

Luazinha disse...

Um local que me é mto familiar, já que o meu avozinho materno é um dos srs na foto do museu... A minha mãe cresceu lá...enfim...os meus ricos antepassados estão lá enraizados!
Obg por me fazeres recordar tal local.
Kiss