terça-feira, novembro 20, 2007

Função Pública.

- Tenho um colega (estamos a falar de alguém com 50 e alguns anos) que aqui há uma semana atrás andava com calções, camisola de manga curta, e sandálias; agora que veio o frio e a chuva trocou a camisola por um casaco de verão de manga comprida e continua com as sandálias
- Tenho um colega que gosta de fazer queixinhas dos colegas, envia mails para a Presidência do Instituto a dizer que pessoa tal e tal, coloca o carro em cima dos passeios do Campus. Depois vem os seguranças, zelosos do cumprimento do seu dever, e passam "multas" aos prevaricadores. Há terceira ou quarta "multa" o "castigo" , é deixar o carro fora do Campus, o que implica para algumas pessoas quase 1 Km a andar a pé...
Ah, já me esquecia de dizer: este "Sr" coloca e já colocou o seu respectivo veículo em cima dos passeios também!!!
- Este "Sr" quando sai do seu "palácio" e se digna a ingerir algo no Bar, ignora todos os que já lá estão e pede com insistência ao empregado que o sirva!
Trabalho um Instituto de Investigação cientifica, vulgo "laboratório" do Estado.
Este ano foi extinto, 135 pessoas irão para o quadro da Mobilidade, as restantes nem sequer sabem para onde vão. Fala-se por expemplo no meu grupo de trabalho, em "irmos ver o mar", traduzido, iremos para fora de Lisboa, Oeiras, mais precisamente , o que implica no meu caso, uma mudança imensa no dia-a-dia, para pior, claro...
Moral da História: se não existissem palhaços como estes, que tem antes do nome a classificação de "Investigador Auxiliar, Principal", mas que não investigam ponta de corno, que só fazem é denegrir a Institução e os que nela trabalham, com coisas mesquinhas, pequeninas, que nem as crianças fazem, se eles não existissem teriamos "nós" sido extintos???
Tendo em conta que sempre disseram que o nosso trabalho era imprincindivel ao país, eu tenho a convicção que não e lamento sinceramente que muitas das pessoas com quem falo tenham uma ideia bastante errada do que é a Função Pública e que generalizem...
Pois, é isto hoje aqui para os meus lados, está mais "negro" que o tempo lá fora, por esta e mil e uma razões, mil e uma preocupações que me moeim os neurónios, tudo ao mesmo tempo...
Portanto para aligeirar a coisa, deixo aqui umas frases bem inspiradas...
"Os chefes são como as nuvens: quando desaparecem fica um dia lindo!"
"Os trabalhadores mais incapazes são sitematicamente promovidos para o lugar onde possam causar menos danos: a chefia!"

6 comentários:

Rachelet disse...

Também eu trabalho (embora a contrato a termo resolutivo, que é uma maneira bonita de dize «instável») para o Estado e como tal presencio situações idênticas e não poderia concordar e subscrever melhor a última citação.
O facto é que andamos no país dos «tachos» e das «cunhas», onde uma pessoa trabalha para o bem comum não porque tem qualificações e/ou experiência, mas porque calhou-lhe na lotaria genética ser filho ou sobrinho daquele.

E para que não te sintas mal, olha que Oeiras até é um bom sítio para se trabalhar... mas também são muito atentos ao estacionamento, por isso... E para fugires ao trânsito da Marginal ou às portagens da A5 depois ensino-te um caminho rural por Queijas... :P

LurdesMartins disse...

Ai isso por aí anda como o tempo é?! Olha, por aqui também!
E o raio do euromilhões que não me sai...

Beijinhos grandes

AnadoCastelo disse...

Vim espreitar o teu blogue através da Rubina e gostei muito. Neste post estás precisamente a falar sobre um que escrevi "Fuga de Cérebros" e só completas o que eu disse no meu. Ele há coisas... engraçadas.
Bjs

Anónimo disse...

� sempre assim, os bufos t�m a mem�ria curta. e quanto a sofrer por causa das chefias, bem, nem te digo nem te conto, que as paredes t�m ouvidos e o meu laptop tamb�m... �nimo, � a �nica coisa que te posso recomendar...

jocasipe disse...

Infelismente o episódio que contas repete-se vezes sem conta por este país fora...

Anónimo disse...

Ai a função pública... havia tanto para contar mas não temos tempo!!! Eu sou uma grande vítima da função pública mas noutra vertente.
Fulanos presunçosos e mal-educados é o que há mais prai. Trabalhei alguns anos como secretária e secretariei um fulano que era de vomitar!!! Tinha a mania que era mais que os outros e era mais estúpido que uma porta. Nessa altura, o dia mais feliz da minha vida foi aquele em que eu soube que o fulano tinha uma doença na pele que parecia estar todo carunchoso e bolorento! Ahahahah!

Uma beijoka!