segunda-feira, janeiro 21, 2008

Coisas da vida.


Em conversa tida ao jantar no dia da semana passada com uma certa pessoa amiga, chego mais uma vez á conclusão que afinal pensamos que somos muito diferentes, mas acabamos por ser iguais na essência.

Revejo-me em tanta coisa, quando tenho estas conversas.

No fundo, a verdade é que, não valorizamos tanto o que deveriamos valorizar (saúde, ter dinheiro), e o qua acabamos por valorizar é mesmo, a estabilidade emocional, o ter alguém e mais importante estar bem com esse alguém, porque há pessoas que vão "tendo", na tentativa de "taparem o sol com a peneira" (e isto não é de todo um critica, cada um faz o que entender).

Mas o que realmente nos faz feliz, é o vivermos com alguém, o ter alguém, o futuro só se torna um futuro válido, com a perpectiva de alguém pelo meio. Tudo isto é a opinião dessa pessoa e tudo isto faz também sentido para mim.

Oiço e conheço pessoas a dizerem "ah e tal, que bom estar só, levanto-me á hora que quero, como á hora que quero, vou sair com quem quero e quando quero"...

Tudo isso é verdade e o resto..?? Levanta-se á hora que se quer, mas nunca está ninguém lá ao lado, nem há ninguém para nos dar os bons dias; come-se á hora que se quer, mas ninguém está lá para comentar nada...; vou aonde quero, muitas vezes sozinha, porque não se vai por exemplo para o estrangeiro sozinha, que não dá gozo nenhum.

Ou seja, falta algo tão importante como a "PARTILHA"...


Mas pior é ver casos de pessoas que até tem alguém, mas que acabam por não ter, por N razões.


E isso, o ver que parece que actulamente ninguém está minimamente bem , aborrece-me, deprime-me, ao menos que visse, observasse, que o mundo lá fora é melhor do que o mundo cá dentro, ficava sinceramente contente se visse certas pessoas que eu conheço estarem bem, avançarem nas suas vidas, ter pelo menos algo (e algo não é dinheiro, só) do que queriam ter...


Mas enfim, as vidas são tão complicadas ás vezes, parece-me que andamos sempre a remar contra a maré, num esforço imenso para nos mantermos á tona...

E damo-nos mais conta ainda disso, quando temos estas conversas, em que nos vemos reflectidas em "espelhos"...


E pronto, foi só mais um pensamento desta cabeçita, que tb ás vezes equaciona tudo, muito mais do que o deveria fazer. Tento contrariar o meu lado racional, mas o desgraçado gosta de se sobrepôr ao emocional.

Como já viram tento estado ausente dos blogs, e do meu tb, porque nuvens cinzentas (falta de saúde de que me é mais querido, o cerco no emprego a apertar-se, e as rotinas que não se conseguem contrariar, a se imporem a tudo o resto) pairam sobre a minha cabeçita, e prevejo periodos a curto prazo menos bons.

Mas vou voltar a andar por aí e por aqui, com mais regularidade porque escrever faz-me bem e ler-vos também me alegra a alma. :-)

E esta flor é para ti, nina....:-)



8 comentários:

Anónimo disse...

Olá, e welcome back! Já estava com saudades... vinha cá espreitar e nada... :(

Tudo o que dizes é muito verdade. Até acho que cada vez menos pessoas estão bem. Mas eu tenho cá para mim que será porque também se coloca demasiada pressão na questão do 'ter alguém'. Por isso é que o resto vai parecendo menos importante porque no fundo, pensamos sempre que só estaremos bem quando estivermos 'com alguém'.
Eu era uma pessoa dada a depressões cíclicas, mais ou menos violentas e todas elas em torno do mesmo. Hoje estou muito melhor, não sei porquê, não me perguntes, talvez tenha visto a luz, não sei. O que é certo é que agora só me deprimo mensalmente (e não´, não é por causa do período) quando folheio as páginas da Happy Woman e vejo as pousadas e os spas e os programas pas dois. Aí sinto um apertozinho, mas também me esforço para que não dure muito tempo. Temos de desdramatizar, senão a vida torna-se mesmo difícil de levar...
Mas olha, neste momento olho em volta e vejo muitos casais em crise, e se calhar, estamos mesmo melhor 'sós'. Um ex meu, satânica criatura, dizia uma coisa acertada: se estás em casal, e a coisa corre mal, não podes fugir para lado nenhum. A casa é dos dois, a cama é dos dois, e não te podes isolar. Estar triste e estar sozinho é muito menos complicado. Isto vale o que vale, afinal a criatura era uma coisinha ranhosa e cobarde, pese embora eu ter achado que não inicialmente, mas pronto, também não sou propriamente brilhante na triagem dos anormais. Quando se funciona na base da boa fé fica-se sempre à mercê dos sacanas.
Anyways, como eu percebo perfeitamente o que sentes, não quero deixar de dar-te o beijinho da solidariedade e esperar que o facto de saberes que há tantas pessoas como nós por esse mundo fora - assim meio desconsoladas, convictas de que poderiam ser e fazer tanto mais, se essa 'causa maior' as motivasse - te console, na medida do possível.
Fica bem! :) E nada de negativismos, que isso faz imensas rugas!

Anónimo disse...

Amiga, revi algumas situações que me são familiares neste teu post.
Também penso como tu. Acho que o ser humano é um ser social e, como tal, não foi feito para estar sozinho. Faz tanta falta alguém para irmos ao cinema e ouvir os nossos comentários, irmos à praia e partilhar um pôr do sol, etc.
Compreendo-te muiiiito bem, minha amiga. Tenho uma amiga na mesma situação que tu e acredita que se eu pudesse fazer alguma coisa, já tinha tratado de vos arranjar uma bela companhia.

Xinhus!

wednesday disse...

É verdade... As pessoas parece que nunca estão bem como estão ou refugiam-se nas desculpas das facilidades de viver sozinha para fugirem ao terem de enfrentar a solidão. É giro é erdade não ter de dar contas a ninguém, mas é de longe muito melhor ter alguém, ali, connosco, que partilhe cada dia da nossa vida.

Um beijo e que tudo melhore depressa.

Carracinha Linda! disse...

Olá linda!!!

Que mais é que eu posso dizer se tu já disseste tudo? É óbvio que tudo o que tu dizes é verdade. É bom ter um bom emprego. É bom ter dinheiro. É bom ter uma grande casa e um grande carro. É bom ter isso tudo. Mas de que vale ter isso tudo quando não se tem com quem o partilhar? Ou quando temos alguém ao nosso lado mas não nos conseguimos simplesmente dar na totalidade? Raio do signo capricórnio e da sua racionalidade!!!!

Beijinhos grandes para ti!

Precious disse...

Minha cara Eumesma, o ser humano não foi feito para estar sozinho. Ter alguém do nosso lado representa muito para nós, sobretudo se é uma pessoa que nos faz bem e gosta de nós (o que nem sempre é o caso).
Ajuda-nos a esquecer os outros problemas, mas não os ultrapassa.
Mas nunca te esqueças, se for alguém que nos puxa para baixo, nos trata mal ou simplesmente não gosta de nós (isto também é válido para os amigos), mais vale estarmos sozinhos.

Luazinha disse...

As tuas palavras encaixam q nem ginjas...
É importante termos com quem partilhar as coisas boas e menos agradaveis da vida! Mas como alguem disse acima, esse alguem tem de valer essa partilha! Estar por estar n tem qq logica!
Daí a maxima :"mais vale so que mal acompanhada"!
Seja como for... As melhoras de quem te é querido... e faz favor de por um sorriso nos lábios...ficas mais bonita!!

Rubi disse...

Pois é, uma queixa frequente que com tudo o que tenhamos a falta do outro faz com que nada tenha sentido. Beijinhos e força

AnadoCastelo disse...

Minha querida, a maior parte das vezes os casais que não estão bem é porque, em primeiro lugar, não estão bem com eles próprios. Não tem nada a ver com dinheiro mas com sentimentos, com atitudes, com perspectivas, com sonhos e por aí fora. E muitas vezes com egoísmo, porque cada um quer as coisas à sua maneira e não cede um bocadinho para o outro. Quando estão bem consigo próprios as coisas fluem, conversam, ultrapassam barreiras e são o que se costuma dizer dois em um. Além disso a base de uma relação, seja ela casamento ou não, vive à base da confiança e hoje é difícil o parceiro(a) ter essa mesma confiança no outro. Uma relação constrói-se e alimenta-se no dia a dia para ser forte e não com ralhos e discussões. Quantas vezes nao ouviste uma mulher a dizer mal do marido? Com certeza muitas, mas será que ela já pensou nas coisas boas que ele possa ter e agradecer todos os dias aquilo que tem? Não, o ser humano é assim mesmo gosta de dizer mal em vez de olhar pelas as coisas boas que o parceiro tem e puxar por elas.
A vida é complicada e o ser humano ainda complica mais.
Beijinhos