segunda-feira, setembro 25, 2006

Foto-reportagem cultural de um final de semana movimentado.


Há quem diga que sou um bocado de extremos e tem razão...

Ou estou muito bem disposta, ou sinto que o mundo vai acabar: ou gosto muito de alguém, ou chego a detestar e por aí adiante.
Isto dos extremos por vezes é bom, outras vezes é algo de negativo; neste caso foi algo de bom.

Ora bem, depois de algumas semanas com a vidinha assim como o de este gatito, chegeui á conclusão que não, não podia ser, tinha que dar o Grito de Ipiranga (isto de ser impulsiva tb ás vezes não resulta lá muito bem, mas enfim) e tinha que ser já, tinha que me mexer, que sair deste estado de "estupidez mental" que me andava atormentar há já algum tempo. Ora "o já" foi este final de semana, ontem e sábado. Depois de um acordar tardio (nada como dormir até mais tarde ao Sábado e Domingo), e depois de constatar que o dia até estava bonito com algum Sol, decidi aproveitar a minha sugestão (a que dei na semana passada aqui no blog, de visitar nestes dias alguns dos nossos monumentos) e sair de casa. Com a máquina fotografica a tiracolo, e com os pezitos bem acomodados dentro de uns tennis, resolvi "armar-me" em turista na minha própria cidade. Adoro vijar, passear , nem que seja "lá fora, cá dentro" e de vez em quando dou por mim a pensar que há imensa coisa por descobrir até mesmo na minha própria cidade.







Primeira paragem: Torre de Belém.

Entre a água do rio que furiosamente (estava um ventania enorme) teimava em molhar os sapatos de quem passava por cima da ponte suspensa que dá entrada á Torre, a subida pela escada em caracol que de tão estreita só deixava passar uma pessoa de cada vez, e a visita guiada, lá aprendi algo de novo: (sim, ás vezes visitamos mais do que uma vez um local, mas descobrirmos sempre pormenores novos).

Sabiam que o padroeiro de Lisboa não é o Santo António, mas sim, São Vicente de Fora?? Ah, pois é, bébé!! :-)

E voilá, depois de subir ao primeiro andar, tirar uma belas fotos, e imaginar-me no tempo dos Descobrimentos a acenar da varanda veneziana, qual rainha,aos barcos de mercadorias que navegavam no Tejo, cheguei há conclusão que teria que deixar a Torre (não a visitei por completo), porque entretanto teria que passar o caminho de ferro para o outro lado, para ir visitar o Palácio de Belém , há hora marcada da visita guiada.

Olhando para o relógio comecei a ver que não conseguia passar para o lado de lá deixar o carrito, estacionar tudo a tempo de estar lá a horas...que stress!! Logo deixo o carro do lado de cá, farto-me de andar a pé e lá chego a horas, mas comletamente esbaforida e toda a traspirar...o que a cultura nos faz fazer!!

O que vi deixou-me a mim, e ás restantes pessoas sem palavras. De facto o Palácio de Belém, vulgo residencia oficial do Presidente da Républica, é algo de grandioso digno mesmo de reis.Infelizmente não posso colocar nenhuma foto, porque é completamente proibido fotografar seja o que for, dentro ou fora, na parte dos jardins. Uma pena...

Descobrimos algo de extraordinário tb, que o Sr Presidente não paga renda..eheheeh

à pergunta aos presentes da guia, se alguém achava que o Sr Presidente deveria pagar renda, foi ela propria a surpreendida porque os que emitiram a sua opinião disseram que sim! Mas ok, uma coisa é o Anibal cidadão, outra é o Anibal presidente, e esse não paga renda claro...não percebi é o a divisão em 2 , mas ok, o dia já ia longo e eu já estava cansada e isso...:-)

Bem, acabaram as visitas por hoje, mas eu não contente com as dores nos pezitos e nas pernas (tanta escada subi e desci, e estou super enferrujada) queria era mais animaçao, decidi desafiar pessoal amigo a irmos á Expo, ver o fogo de artificio do Mundial da Pirotecnia e dps ir Habanar o esqueleto para o Habana...

E depois do repasto na Cantina Mariachi (huuuummmm..comida mexicana), lá fomos nós:



A seguir Habanar (daí não tenho fotozinha, porque figuras tristes não são para mostrar aqui), até ás 3 da matina...e a seguir xixi-cama.

No outro dia e porque continuava a apetecer-me continuar a odisseia por Lisboa, lá fui primeiro á Assembleia da República ( e aí tive o previlégio de ver um local lindissimo e importante e que poucos tem a hipotese de ver porque o acesso só é facultado a grupos na sua totalidade) e depois ao Mosteiro dos Jerónimos onde pude observar novamente aquela maravilha que todos conhecem.
Deixo duas fotos (já vos disse que costumo fotografar quase tudo??)





Entretanto começou a cair uma chuva miudinha, a fome começava a apertar e lá acabei no final da tarde onde todos os lisboetas acabam numa tarde de domingo, quando andam por Belém: a empaturrar-me de pastelinhos de Belém, quentinhos e estaladiços.
E foi assim, um final de semana, cansativo, mas diferente que andei por aí a fazer algo de que gosto imenso, que é passear e em que aprendi algumas coisas novas.

P.S. Desculpem o post longo, mas é que me entusiasmo sempre que falo/escrevo de lugares bonitos a visitar.

1 comentário:

Miguel disse...

Engraçado...tb já me aconteceu. Faço sugestões ao resto do mundo e acabo por me esquecer de mim!!! Temos que criar o hábito de fazer sugestões a nós próprios! A nossa auto estima, por certo, agradece.

E que saudades de Lisboa! E como fui feliz em lisboa!(como diz o outro) Hummm...os pasteis de nata!!! Não há dúvida que temos um pais rico, pelo menos culturalmente!

Fico contente por acompanhares o meu blog e do meu amigo Nuno. Sem leitores e troca de ideias...não têm mt piada.

Quanto ao teu comentário...pois...a onde é que andam os amigos destas pessoas? O ser humano é deveras estranho. Já me aconteceu desabafar mais facilmente com um estranho do que com um amigo! Será que o nosso subconsciente não considera certos "amigos"? Ou somos tão orgulhosos, que mesmo num desespero de morte, não consigamos confessar as nossas fraquezas?

Reparei que gostas de fotografia. Por acaso conheces o: http://flickr.com/ ? É um site de fotografia mt bom! Podemos partilhar as nossas fotos e viajar pelas fotos de todo o mundo! Sou viciado!

Bom resto de semana!
Luis