quarta-feira, março 26, 2008

Dôr de alma.

...Há dias em que as "paredes", a estrutura metálica do nosso carro é o amigo que nos protege dos olhares publicos, onde choramos até nos doer os olhos.
Em casa não o podemos fazer, porque a nossa mãe vive três andares acima, passa a vida entre a casa dela e a nossa , e poder-nos ouvir. E afinal, não podemos mostrar o que nos vai na alma, porque ela está doente há mto tempo, já lhe basta o que e também q dor que nos assola é tão profunda, é tão nossa, que só nós a poderemos lidar com ela.
Dentro do emprego também não podemos dar azas á nossa tristeza, temos que manter a compostura...
Portanto saimos daqui, pegamos no carro para voltar a casa, e estacionamos por aí, num local recatado onde possamos desabafar tendo o nosso fiel veiculo como companhia. Ele apenas assiste, sem de deixar afectar por nada.
Sabemos que não chora connosco, mas sabemos também que não é hipócrita que não nos coloca a mão por cima, com cinismo, para ficar só bem visto.

...Há dias em que que sinto (pela enésima vez) o peso da "VIDA" nas minhas costas, há dias em que me sinto tão pequena, há dias em que me exigem tanto, e eu fraquezo, as minhas pernas fraquejam, abanam, vergam debaixo de tanto "peso"...
E eu sinto (eu que passo a dizer a mim mesma, que sou mto forte, que tenho que ser toda a vida muito forte, por mim, e por aqueles de quem cuido e que não tem mais ninguém a não ser eu) que estou a desquilibrar-me, que não "esquio" alegremente pela montanha abaixo contornando todos os obstáculos, mas sim, que começo a cair, que começo a enterrar-me na neve.
Mas eu não posso, eu não posso fraquejar, eu não posso dar-me a esse luxo, a vida não se compadece com quem fraqueja. Não tenho tempo para isso, e quando fraquejo sei que vai ser pior para mim, porque depois, bem depois vem os sintomas fisicos, se choro um dia inteiro vou acordar com uma dor de cabeça enorme, com um mau aspecto terrivel, com os olhos inchados..e depois? Depois o trabalho espera-me, as chatices esperam-me, e tenho que me reerguer sozinha, porque não existe ninguém para me aparar as lágrimas...
Portanto, não posso ceder, tenho que ser forte, muito forte, embora seja apenas mais um ser humano cada vez mais cheio de fragilidades.

....Há dias, em que gostava de ser totalmente insensível, porque levamos pontapés valentes quando mais precisamos, porque acreditamos que determinada é amiga, e nas piores alturas percebemos que não é, que apenas existimos nós, que nós temos que ter uma força que vai para além de qualquer força humana. Há dias que gostava de ser "seca" fria, dias em que gostava de não gostar, porque assim não era tão duramente magoada, e pior do que isso, não passava pela frustação, a esperança roubada.

Como é possivel que aos 37 anos ainda não ganhei "calo" contra as agressões externas?
Porque permito eu isto, porque não me torno mais cinica, mais azeda, porque não coloco de vez uma capa de ferro entre eu e o mundo que lá lá fora?
Porque continuo a acreditar que afinal o ser humano até tem algo de bom dentro dele?
Porque sou humana (provavelmente) e quando e se perder essa humanidade, perco tudo, passarei a ser uma "coisa" apenas.

Há dias assim, e ontem e hoje tem sido assim...

Amanha?? Amanha tudo vai estar igual, mas pelo menos o Sol irá brilhar talvez de uma forma mais brilhante do que hoje e isso talvez me ajude a relativizar tudo isto.


(desculpem o "expor de alma", o mix mau de emoções mas teve que ser, este é o único sitio onde actualmente posso ser mesmo eu, sem consequencias...
Com a minha mãe correu tudo bem, obrigado a todos que manifestaram o seu interesse, mas este tipo de situações como as da saude minha ou de quem me está mais próximo, colocam-me sempre á prova, e normalmente fazem despertar em mim, sentimentos e estados de espirito menos bons, sendo também aí que vejo a verdadeira natureza de certas pessoas que me rodeiam e que se dizem meus amigos)

7 comentários:

Carracinha Linda! disse...

Olá Linda...

Não gostei de ler este post. Não gostei porque consegui sentir-te completamente em baixo.

Até liguei o msn aqui em casa para ver se te apanhava...

Tu és como és! Sei que queres ter mais força. Sei gostavas de ser mais forte. Mas sabes que mais? Eu até acho que tens mais força dentro de ti do que tu pensas. A tua vida não tem sido fácil. Aguentar uma série de situações sozinha não é nada fácil. Mas não te envergonhes nem tenhas medo de fraquejar. Afinal tens sentimentos, certo? Também tens os teus limites. Passa-se o mesmo com toda a gente. Chora, deita para fora angústia que tens no peito. E já sabes: se precisares de mim sabes como me encontrar! Assim apoiamo-nos mutuamente!

Um enorme beijo para ti!

Gata Verde disse...

Anima-te!
Limpa essas lágrimas e sorri!!

Beijocas

Carracinha Linda! disse...

Hoje é um novo dia! Espero que te sintas melhor!

Beijinhos!

LurdesMartins disse...

É preciso renovar essa alma... porque não aproveitaste a Páscoa?!
Olha que a Páscoa também pode ser como o Natal, sempre que nós quisermos!

Espero que hoje te sintas melhor e pensa no que te disse.

Beijinhos

Safira disse...

Vou fazer uma pausa no trabalho para te dar na cabeça. Então?? O que é este desânimo, mulher? Porque é que achas que tens de levar o mundo às costas? Não tens de o fazer, e podes ser frágil o quanto quiseres. Porque é que não podes chorar, em frente a outras pessoas? Especialmente as que te são mais próximas e te podem dar o carinho desinteressado que precisas e mereces?

A tua vida não é fácil, de facto, e é uma luta constante entre o que idealizas e o que tens de viver num dia a dia complicado, mas isso não é de maneira nenhuma razão para desistir da tua responsabilidade de tomares a tua vida em mãos e escolher ser feliz. E isso começa por gostares de ti. Deixa os outros. QUe se lixem! Mima-te. Conhece-te. Ama-te. Não tens a vida que desejas? Bem vinda ao clube dos outros 450 milhões de pessoas. Eu também não tenho, e debato-me com angústias como toda a gente. E até posso desistir de alguns sonhos, mas de mim??? Era o que faltava! Nem pó!
Por isso vê lá se pensas bem, e guarda este post para reler quando estiveres com a moral mais arrebitada. Aposto que vais achar a maior parte do que dizes uma grande tolice. Mas n te preocupes, eu tenho uma gaveta cheia de tolices parecidas. O que importa não é ser perfeito, é manter a perspectiva e não dramatizar mais do que se deve. Ok?
Vá, animo!!!
Beijo grande

Anónimo disse...

como eu me identifiquei com a parte do carro como refúgio nos momentos maus... há uns meses também andava assim e só no carro me sentia resguardada e à vontade para extravasar tudo o que não podia deitar cá para fora noutros locais. também sei o que é levar esses "pontapés" da vida que nos deitam abaixo, mas a verdade é que temos sempre motivos para nos levantar novamente. ânimo e espero que possas ir ultrapassando aquilo que te tem vindo a afligir.

AnadoCastelo disse...

Oi querida,
Sabes que é nas más alturas que se veem os amigos. E aí está a prova. Mas de certeza que deves ter alguma amiga sincera que te dê um ombro amigo.
Há dias que levamos tudo a bom porto, mas depois há outros que nos vamos abaixo. O ser humano é assim mesmo. Somos feitas de carne e osso, não somos de ferro.
Mas também há um pequeno pormenor que muitas vezes não damos conta dele, que é vivermos o que não queremos. Há sempre uma hipótese de mudar é só nós querermos, tanto a nível pessoal como profissional. Pode levar o seu tempo, mas também é uma questão de opção.
Portanto, toca a levantar a cabeça, limpar as lágrimas e seguir em frente. Eu sei que não é fácil, mas também não é impossível. Eu sei que não me conheces de lado nenhum, mas se precisares de um ombro amigo manda-me um email para o do blogue que eu depois digo como me contactares.
As melhoras da tua mãe e um beijinho ah e também muita força, ok?