domingo, março 30, 2008

"A maior empresa do mundo"


Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que a minha vida é a maior empresa do mundo.

E que posso evitar que ela vá à falência.

Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver,apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.

Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história.

É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.

Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um "não". É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta...

Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo."


Ontem ao ler este poema de Fernando Pessoa, na revista Happy deste mês, pensei , pensei muito...

Sábias palavras que vou tentar interiorizar, e colocar em práctica não apenas quando venho á superficie neste mar agitado que costuma ser a minha vida, mas em todos os dias, sempre.

Mas as vossas palavras, os vossos comentários aqui, as sms que recebi, o telefonema para o emprego (nina, vi o teu telefonema depois, mas naquela altura não tinha muitas condições de falar, mas muito obrigado peleo teu carinho)o telefonema de hora de meia de alguém que está longe de mim fisicamente, mas que nunca estará longe do meu coração, enfim tudo ajudou, e estou um bocadito mais animadita.

Dedico-vos este poema, para quando estiverem assim a modos que mais tontas como eu, nos dias em que a nossa auto-estima baixa a niveis infimos, para aqueles dias em que por mais azul que o céu esteja azul, nós o vemos de uma cor muito diferente...

E quero que saibam que podem sempre contar comigo, sempre que sintam necessidade de botar cá para fora o que de menos bom vos vai na alma.


Foi muito bom criar este blog, pois ofereceu-me a possibilidade encontar pessoas fantásticas que estão por vezes mais próximas de mim, do que o que me estão mais próximos fisicamente.
P.S. E sim, menina Gata, podes continuar a dar-me na cabeça, quando achares que eu preciso, não sabe bem, mas faz bem, e ás vezes precisamos mesmo de pessoas mais realistas do que nós próprios, mais "cabeça-fria"...:-)

quarta-feira, março 26, 2008

Dôr de alma.

...Há dias em que as "paredes", a estrutura metálica do nosso carro é o amigo que nos protege dos olhares publicos, onde choramos até nos doer os olhos.
Em casa não o podemos fazer, porque a nossa mãe vive três andares acima, passa a vida entre a casa dela e a nossa , e poder-nos ouvir. E afinal, não podemos mostrar o que nos vai na alma, porque ela está doente há mto tempo, já lhe basta o que e também q dor que nos assola é tão profunda, é tão nossa, que só nós a poderemos lidar com ela.
Dentro do emprego também não podemos dar azas á nossa tristeza, temos que manter a compostura...
Portanto saimos daqui, pegamos no carro para voltar a casa, e estacionamos por aí, num local recatado onde possamos desabafar tendo o nosso fiel veiculo como companhia. Ele apenas assiste, sem de deixar afectar por nada.
Sabemos que não chora connosco, mas sabemos também que não é hipócrita que não nos coloca a mão por cima, com cinismo, para ficar só bem visto.

...Há dias em que que sinto (pela enésima vez) o peso da "VIDA" nas minhas costas, há dias em que me sinto tão pequena, há dias em que me exigem tanto, e eu fraquezo, as minhas pernas fraquejam, abanam, vergam debaixo de tanto "peso"...
E eu sinto (eu que passo a dizer a mim mesma, que sou mto forte, que tenho que ser toda a vida muito forte, por mim, e por aqueles de quem cuido e que não tem mais ninguém a não ser eu) que estou a desquilibrar-me, que não "esquio" alegremente pela montanha abaixo contornando todos os obstáculos, mas sim, que começo a cair, que começo a enterrar-me na neve.
Mas eu não posso, eu não posso fraquejar, eu não posso dar-me a esse luxo, a vida não se compadece com quem fraqueja. Não tenho tempo para isso, e quando fraquejo sei que vai ser pior para mim, porque depois, bem depois vem os sintomas fisicos, se choro um dia inteiro vou acordar com uma dor de cabeça enorme, com um mau aspecto terrivel, com os olhos inchados..e depois? Depois o trabalho espera-me, as chatices esperam-me, e tenho que me reerguer sozinha, porque não existe ninguém para me aparar as lágrimas...
Portanto, não posso ceder, tenho que ser forte, muito forte, embora seja apenas mais um ser humano cada vez mais cheio de fragilidades.

....Há dias, em que gostava de ser totalmente insensível, porque levamos pontapés valentes quando mais precisamos, porque acreditamos que determinada é amiga, e nas piores alturas percebemos que não é, que apenas existimos nós, que nós temos que ter uma força que vai para além de qualquer força humana. Há dias que gostava de ser "seca" fria, dias em que gostava de não gostar, porque assim não era tão duramente magoada, e pior do que isso, não passava pela frustação, a esperança roubada.

Como é possivel que aos 37 anos ainda não ganhei "calo" contra as agressões externas?
Porque permito eu isto, porque não me torno mais cinica, mais azeda, porque não coloco de vez uma capa de ferro entre eu e o mundo que lá lá fora?
Porque continuo a acreditar que afinal o ser humano até tem algo de bom dentro dele?
Porque sou humana (provavelmente) e quando e se perder essa humanidade, perco tudo, passarei a ser uma "coisa" apenas.

Há dias assim, e ontem e hoje tem sido assim...

Amanha?? Amanha tudo vai estar igual, mas pelo menos o Sol irá brilhar talvez de uma forma mais brilhante do que hoje e isso talvez me ajude a relativizar tudo isto.


(desculpem o "expor de alma", o mix mau de emoções mas teve que ser, este é o único sitio onde actualmente posso ser mesmo eu, sem consequencias...
Com a minha mãe correu tudo bem, obrigado a todos que manifestaram o seu interesse, mas este tipo de situações como as da saude minha ou de quem me está mais próximo, colocam-me sempre á prova, e normalmente fazem despertar em mim, sentimentos e estados de espirito menos bons, sendo também aí que vejo a verdadeira natureza de certas pessoas que me rodeiam e que se dizem meus amigos)

segunda-feira, março 24, 2008

Primavera é...


...Dias mais longos...

...Calor....

...Florzinhas e polen no ar...

...Alergias...

....Jardins...

...Actividades aos ar livre...

...Passarada no céu...

...Roupa mais desafogada...

...Hormonas descontroladas...

...Tempo de acasalar...


(e pronto, mais um post para encher choriços, como diria a minha amiga Carracinha, mas hoje dia que a minha mãe, vai fazer uma micro cirurgia aos olhos e daqui a bocado vou ser obrigada a pegar no carro e ir até á confusão do centro da cidade de Lisboa para a trazer para casa, dia em que estou ansiosa e stressada, não me ocorre nada melhor.
Valha-me o meu amigo Tomtom, de que falarei noutro dia....ah e a foto é da minha autoria, capatada em Montargil em Maio do ano passado)

domingo, março 23, 2008

Refilanços.

Sou refilona por natureza e como já há mto tempo não o fazia, hoje deram-me razões para tal...

Então, comecei a ver aqui um filme sobre o nascimento de Cristo no TVC2, pago uma fortuna a mais para ter 4 canais de cinema, e tenho que gramar com o filme dobrado em português e ouvir expressões como "Tchau, Mariana" num filme que retrata a era de antes de Cristo??
Mas já que eu pago e bem, não me deveriam perguntar a mim e atodos os que pagam se queremos/aceitamos ver filmes dobrados em portugûes?
Já não me bastava uma semana em Espanha, a ouvir toda a Tv em espanhol, ligar a rádio e ouvir só tudo espanhol tb...

Espertos são aqueles que não pagam e assistem aos canais públicos.

Já me passou a vontade de ver o filme, prontos!!!!

E tenho dito!!!

sábado, março 22, 2008

Páscoa.

Embora não sendo practicante, tenho a noção que sou uma católica crente. Acredito que lá em cima há uma estrelinha, que lá em cima existe algo que me ajuda quando necessito, que me puxa para cima para os desaires da minha vida teimam em me mostrar o fundo do poço, "algo" que nunca me abandonou.
E nesta altura tal como no Natal, penso em tudo aquilo que acredito que se tenha passado há muito, muito tempo atrás.
E acho extraordinárias todas as manifestações religiosas que existem por esse mundo fora, sobretudo as espanholas, onde as pessoas se emocionam, chorando mesmo por vezes com a passagem dos andores. È um vivência muito mistica, sem dúvida.
Nunca assisti a nenhuma (com pena minha) mas tive pelo menos a sorte de sentir algum do ambiente que se começou a notar já na passada semana, já que por lá não serão apenas 3 dias, mas toda uma semana, "a semana santa".
Tive a sorte em Ronda de me cruzar com uma montra com maquetas de celebrações religiosas, talvez as lá passadas, e aproveitei para registar o momento em fotografia.

Ainda temos bons canais de TV.

Só este Sr., para me fazer ficar acordada hoje até ás 03 horas da matina (depois de ontem de ter deitado ás 04.30 á conta do Dancing e de uma jantarada hoje com com uma amiga até ás 02) para acertar a hora do gravador de video, para mais um concerto fabuloso.
Este Senhor italiano tem a particularidade de me fazer chorar enquanto o oiço,é inevitável, (sou um chorona, uma sentimental,que fazer??) o que oiço é quase celestial, sinto um arrepio de cima a baixo sempre que tenho o grande prazer de o ouvir.
Com grande pena minha não assisti ao concerto dele em Lisboa, mas se existir próxima vez, irei nem seja "chova canivetes" como se costuma dizer.

Grande, fabuloso, indiscritivel concerto ao ar livre na sua Toscania natal (magnifico o dueto com Sarah Brightam, também)

Invejem-me :-), porque tenho o concerto todo gravado, grande presente nesta Páscoa da nossa TV2.



P.S. Se ele me pudesse ouvir, dizia-lhe que é muito irónico, que ele cante desta maneira e que nunca possa ver prazer estampado na cara de todos aqueles que tem o privilégio de o ouvir e que se eu pudesse, se estivesse na minha mão eu própria lhe restituria a visão, porque este mundo é duma injustiça brutal por vezes.

quarta-feira, março 19, 2008

Overloaded.

Pois é, é assim que me tenho sentido esta semanita, vim relaxada, com vontade de blogar, mais animadita com a vida no geral, mas o facto de ainda não ter colocado o sono em dia, o cansaço, o muito trbalho á minha espera no emprego, o facto de querer organizar a casa, o pc, as fotos digitais e tudo e tudo ao mesmo tempo, fez com que o mood das vacaciones tenha ido lá para o cimo, daquela montanha que vem na foto cujo cujo mais alto está a quase 4.000 metros de altitude.

Portanto passei de raspão só para dizer que ando cansada, mas quero ver se me organizo agora nos diazinhos que aí veem (vai começar já bem porque amanha vou para o Dancing até altas horas das madrugada eheheh), mas pessoal blogueiro, não me esqueci de ninguém nem das minhas obrigações...:-)))

Portanto, menina Carracinha, responderei qd puder ao seu desafio que me vai dar "panos para mangas" :-), eu estou aqui deste lado a pensar aí na menina desse, e menina Safira, o cavalo andaluz virá a seu tempo (em lindas poses por sinal), para deleite da menina que tanto gosta de animais.

Me aguardem que ainda regresso antes da Páscoa (I hope!!!!)

:-)

domingo, março 16, 2008

I'm back!

E depois de quase 2000 kms percorridos em 7 dias, e várias cidades e vilas visitadas (algumas já visitadas pela segunda vez, já que já andei por estes lados há uns 10 anitos atrás) nesse cantinho mais a sul de Espanha que se chama de Andaluzia, estou de volta...

O tempo foi muito pouco mas confesso que já tinha saudades da minha camita, de um boa bica, e acima de tudo da nossa comida, já que sou uma grande comilona, e de facto aqui no país vizinho não se come nada de jeito (a não ser os churros enfiados num chocolate caliente logo pela manha nham, nham) :-)
Fez-me muito bem esta break, estava a necesitar disto quase como "pão para a boca" como se costuma dizer.

Continuo é ainda em "Holidays Mode", portanto que ninguém me aborreça com assuntos triviais, digamos, até ao próximo mês (no minimo). :-)

Resumé das Vacaciones durante a próxima semana.

sábado, março 08, 2008

Vou ali...

...e já volto. :-)
Nos proximos dias andarei por aqui e arredores...



Alhambra em Granada com a Sierra Nevada ao fundo


E para a menina Safira que irá fazer anitos amanha, fica uma flor virtual mas de coração...:-)


Beijos e abraços, hasta luego!! ;-)

sexta-feira, março 07, 2008

Dia da Mulher.

E hoje, despistada como sou , só me dei conta que é o "nosso" dia, quando chego a casa, cansada e com uma dor de pés "daquelas", (depois de um final de tarde de compras) e oiço na Tv num daqueles programas tipo "Extase" a apresentadora a dizer: "E hoje e porque é dia da Mulher
oferecemos a a todas as mulheres o Reynaldo Gianecchini", e aparece ele a dizer "ah e tal gosto muito do vosso país, todos mto simpáticos"...
Até passei por um senhora que andava no Continente a dar flores e eu "ah, porque será que aquela senhora está a oferecer aquilo"?? Lol

Mas onde tá ele??? Tá mali, sinhora, a sinhora a falar com ele, e nós aqui a salivar por essa perfeição da natureza humana.
Portanto decidi vos oferecer uma coisinha, não é o Reynaldo, porque o tipo continua lá do lado de lá do écran, (a sinhora mentiu-me, a malvada) e se saltasse para aqui tb não o partilhava com ninguém, mas é uma musiquinha de um grupo de senhoras irlandesas com uma voz celestial, que descobri há pouco tempo, mas de gosto imenso, porque adoro tudo o que é musica celta.

Bom final de semana! :-)