quinta-feira, outubro 04, 2007

Viagens na minha terra - parte 1.

Adoro viajar, passear, seja para longe ou perto. Talvez seja a única terapia verdadeiramente a fazer efeito que me revujenesce a alma, quando a dita cuja anda de mal com a vida...
Mas se existe coisa que me faz "especie" :-), é o facto de algumas pessoas menosprezarem ou desconhecerem quase por completo as belezas deste pequeno país á beira mar plantado. São só á volta de 300 kms de largura por 700 km de comprimento (mais coisa menos coisa), possivel portanto de explorar por exemplo num final de semana grande como o que começa amanha.
Quando se fala em viajar perguntam-me ás vezes o que conheço e eu digo: "Pois, acima de tudo conheço bem o meu país" e dizem-me logo "ah, e tal, ok e o estrangeiro, o estrangeiro...?"
E penso eu "será que estas pessoas que conhecem tanto do mundo lá fora, conhecem bem o mundo cá dentro"..?? Pois...
Viajar para o exterior sim, tb já o fiz várias vezes mas acima de tudo explorar o que é nosso, o que está mais perto, onde se come bem, e onde não se gasta ainda assim tanto (comparado com certos países).
Portanto em jeito de recordação e de sugestão cá fica um bocadinho do centro de Portugal.

A praia fluvial de Castanheira (muito perto de Ferreira do Zêzere, concelho de Tomar)onde as reentrâncias do terreno por onde passa o rio Zêzere criaram esta paisagem digna de um bilhete postal.





A vila de Dornes, situada no meio de uma peninsula que entra pelo rio Zêzere adentro,com as poucas casinhas que existem a subiram até á Torre Pentagonal (Igreja) , formando uma das paisagens mais fabulosas que já encontrei neste país.

Local duma calma e duma beleza que só vendo...

Achei o pormenor de se fazer de um barco uma floreira algo muito bem pensado. :-)








Lagos na Suíça?? Não, não é preciso ir tão longe....:-)

(uma comparação pequenina, eu sei...:-)

9 comentários:

Rubi disse...

Eumesma

Podes me incluir nessa lista de pessoas que não conhecem bem o seu país. Por razões várias, mas sobretudo por ser de uma ilha, acabo por conhecer no rectângulo a capital, a segunda maior cidade, Coimbra, Algarve, Viana do Castelo e pouco mais. Falta-me explorar o norte, o Alentejo, etc. Eu pecadora me confesso...lol...E sim, tenho andado por cantos longínquos do mundo, mas acho que é mesmo por uma questão de oportunidade. Já agora, espero que também conheças as ilhas, pois a Madeira, Desertas e Porto Santo são uns verdadeiros tesouros. Beijinhos

Nenúfar Cor-de-Rosa disse...

Belas fotografias!! E o blogue está muito giro! Parabéns (vou adicioná-lo à minha listagem!!)

Xana disse...

Dornes... Já la passei num fim de semana fantástico.. Rejuvenesce qualquer alma...

Carracinha Linda! disse...

"Vá para fora cá dentro!"

100% apoiado!!!!


Ai...e a vontade que eu tenho de partir á descoberta de novos locais aqui neste nosso cantinho á bera mar plantado... Já tenho saudades de viajar por 3 ou 4 dias em busca dos sítios que ainda não conheço.

Beijinhos

wednesday disse...

Olha que giro... Eu também faço publicidade ao nosso país e claro puxo a brasa à minha sardinha, como quem diz à minha terra. Das paisagens mais bonitas que já vi? Marvão, claro, sou mesmo bairrista:P

Ainda este fim de semana lá estive!

Seamoon disse...

fantástico mesmo !!!
jinhos

Precious disse...

Estiveste muito perto da terra do meu pai, Cernache do Bonjardim. É uma zona muito bonita, mas para mim, criatura citadina, é tão calmo que me dá cabo dos nervos.

LurdesMartins disse...

Olha que bem que a menina ficou naquela mesinha... até parece que nos está a mostrar a sua propriedadezita lá atrás!

Eu conheço alguma coisa de Portugal mas ainda há tanto pra descobrir... e não, não conheço estes sítios lindos por onde tu já andaste.

Beijinhos

Anónimo disse...

Duas rectificações.
A Praia fluvial da Castanheira, pertence ao Concelho de Ferreira do Zêzere, não de Tomar.
A Torre Pentagonal de Dornes, apesar de estar junto á igreja é independente da mesma.
Vivo há 20 anos em ferreira do zêzere, trabalhei 5 na Castanheira e casei na Igreja de Dornes.