terça-feira, janeiro 23, 2007

Reflexos.


Ontem li algures por aí, que o estado da nossa casa, é o reflexo da nossa mente e vice versa.

Se estivermos de bem com a vida, se não tivermos demasiados macaquitos no sotão, se andarmos minimamente feliz (sim, porque feliz é um conceito muito relativo), então a nossa casa estará igualmente em condições.

Posso comprovar que tal é verdade, já que a minha casa chegou aos caos. Isto de facto é um circulo vicioso, porque como costumo dizer há que ter coisas boas para se tratar das menos boas.
É que andar com o sistema nervoso ao rubro (a tal ponto que tive que deixar de ir trabalhar por uns dias , porque as tonturas e as vertigens são mais do que muitas, e perdi um bocado de equilibrio e da capacidade de conduzir), á conta de muitas injusticas vividas no emprego que me podem custar a ida para a prateleira em ano de muitas mudanças na Função Pública, e constatar em alturas em que preciso tanto de apoio, que afinal alguns amigos nunca o foram, porque me falham quando deles mais preciso, depois de tudo isto quem quer saber da casa, se está limpa, arrumada etc, etc...?? Aliás, chegar a casa todos os dias, casa onde vivo sozinha e olhar para ela e vê-la cada vez pior só me deprime ainda mais, porque vontade é coisa nula por estes dias para o que quer que seja...

Mas todo este desabafo, é essencialemnte para dizer o quê?? Que para além desta ideia, também sugeriam "pensar/fazer" ao contrário, porque não fazer ao contrário, e investir na limpeza da casa para assim "ajudar" a mente?? Segui a ideia, e cheguei á conclusão que de facto isso (e apesar de limpeza e organização da casa ser algo de muito aborrecido) é a unica coisa que me distrai neste momento, mais do que ver um filme ou ler um livro, porque me afasta os pensamentos menos bons...

Moral da história: ás vezes o que nos aborrece, pode ser algo que também nos distrai, por mais absurdo e contraditório que esta ideia possa parecer.

11 comentários:

marta r disse...

Não estás sozinha: faxinar também me alivia a tensão. Vá-se lá saber porquê....

laida disse...

por acaso agora que falas nisso reparo que é verdade, é o que se passa comigo.
Houve uma altura em que tinha a mania das limpezas, Agora não me apteçe arrumar nada...
Espero dias melhores.

Sofia disse...

Estamos vivendo momentos semelhantes. Estou extremamente atarefada no trabalho ( e o volume de trabalho é proporcional ao número de aborrecimentos que estou tendo ), chego em casa super tarde e não tenho ânimo / tempo / forças para fazer nada. Em resumo: a casa está um lixo e já está dificil de arrumar roupa para ir trabalhar ( ahahahh ). Adoro faxinar e esse falta de organização da casa está me deixando enlouquecida.
Abraços,

Mariana disse...

Eu quando ando nessas fases menos boas, que é o caso, ter a casa arrumada faz-me sentir bem porque é das poucas coisas que consigo controlar. e Sim gastar energia a esfregar também me ocupa a distrai de outros pensamentos menos bons.

LurdesMartins disse...

Mais importante do que tratar da casa é tratar de ti! Mas se tratar da casa neste momento te dá algum alento, força, toca lá a trabalhar!

Eu também acho que às vezes aqueles que sempre consideramos nossos amigos, deixam-nos ficar mal... gosto de acreditar que não é porque nos querem menos bem mas simplesmente porque andam absorvidos pelas suas vidas...

Beijinhos e toca a arrebitar, ok?!?

Seamoon disse...

bjs

Ana disse...

Beijoca grande para ti! São fases..espero que a tua passe depressa.

Bjs

Anónimo disse...

Uma grande beijoca e vais ver que não tarda voltas a ficar de bem com a vida! :-D

Beijocas

DIV de divertida disse...

então? tempo para tristezas?
é preciso enterrar alguns fantasmas, nao é?...
Olha que eu adoro andar nas lides de casa qd estou sem pimpolha!
relaxa-me imenso!!!
(e até me babo pelo cheirinho a limpo e a caminha feita de lavado!! ehehehe)

Anónimo disse...

Vim aqui pela ponte da lurdes e aquilo que escreves é mesmo verdade, a nossa casa é mesmo o espelho da nossa alma...mas também é ela que nos alivia e distrai em momentos mais tristesda vida...são fases apenas acredita! sofia

Miguel disse...

vou pegar numa vassoura e vou já ajudar-te!!!
...tens uma pá?!!