quinta-feira, janeiro 18, 2007

Casar é benéfico para a saúde.

Noticia de hoje do Correio da Manha:
Uma investigação da universidade norte-americana de Ohio concluiu que casar faz bem à saúde. O estudo foi divulgado na reunião anual da Sociedade Americana de Sociologia, no Porto, e sustenta que “casar fortalece o sistema de defesa do organismo e contribui para a resolução de problemas de depressão”.
O inquérito foi realizado a pessoas casadas, bem como a cerca de três mil solteiros norte-americanos, que demonstraram sintomas de depressão, solidão e problemas de insónia. Adrianne French e Kristi Williams, autores do estudo, consideram que os efeitos do casamento atingem níveis bastante satisfatórios.
Mas no entanto...
A organização do evento cita igualmente um estudo conjunto elaborado pelos institutos de estatística português e espanhol, que aponta que a taxa de nupcialidade regista uma tendência de queda desde 2001, registando 4,7 casamentos por mil habitantes, enquanto no país vizinho, a taxa permanece estabilizada em 5,1.
Minha opinião (baseada em experiência de vida):
Não casem, ou casem depois de reflectirem muito bem sobre o passo que vão dar, porque pior do que a depressão sentida pela solidão de se estar sozinho (porque não se está a viver com ninguém), é aquela que se instala depois de se ter vivido com alguém e se retornar á condição de "solteira/o"...
Afinal antes sonhava-se com muita coisa, e agora, para além do sonho se ter tornado num pesadelo, perdeu-se um bocado a capacidade de sonhar e pior do que isso, de acreditar...
É..."não estou no meus dias ", hoje de facto...

9 comentários:

LurdesMartins disse...

Nunca casei e até me assustei ao começar a leitura! Sei porém muito bem ao que te referes quando exprimes a tua opinião.
Este está quase a terminar... e amanhã é outro dia. Menos cinzento de preferência!
Beijinhos

Sofia disse...

Força, menina. Um dia após o outro.
Abraços,

vinte e dois disse...

Concordo contigo! Eu estou na fase após divórcio há quase 5 anos e vivo sozinho com meu filho. Uma coisa é certa, a bonita ideia que tinha de casamento, de vida a dois com muita coisa partilhada, para mim já foi e assusta-me um dia voltar a ter uma vida a dois. Por enquanto, não consigo encarar essa situação e sinto que sou muito menos sonhador do que antes..

marta r disse...

Curioso. Estava a dar uma vista de olhos no primeiro estudo e a pensar nas altas taxas de violência conjugal...

Teresa disse...

Pior mesmo é a solidão que se sente mesmo estando com outra pessoa...

Ana disse...

Já vivi a dois e, felizmente, só tenho boas recordações desses tempos.
Acabou, simplesmente porque...acabou! Mas não me assusta nada a ideia de o voltar a fazer, nem guardo nenhum mau exemplo que me impeça de acreditar nesse passo.

Se faz bem á saude? Acredito que sim. Acabamos por ter uma vida mais calma, mais regrada, mais partilhada...os problemas são divididos, estás-se mais em casa, descansa-se mais, dorme-se melhor...enfim!... pelo menos comigo foi assim.

Beijocas

DIV de divertida disse...

Se calhar é por isso que todos engordam depois do casamento!

Rita disse...

deve ser deve... casar deve é fazer bem a saude, NOS PRIMEIROS TEMPOS, depois é sempre a piorar :P

Maríita disse...

A pior solidão é aquela que se sente mesmo estando rodeado de pessoas, é quando parece que te arrancam pedaços do coração e nada mesmo que faças consegue calar a angustia, e essa solidão é independente do casamento ou não.

Beijinhos