quinta-feira, novembro 13, 2008

Comparações.


Ah e tal Lisboa é uma cidade barata, comparada com algumas suas vizinhas europeias??

Ora vejamos:

Antes de ir viajar descobri qua para os lados do Chiado existia um "Kaffeehaus", ou seja, um café vienense semelhante ( com as devidas diferenças, claro) a tantos que existem em Viena. Para quem não sabe todos os países da Europa Central e em particular a Austria tem a "cultura" do café , ou seja para além de terem uma variedade enorme de difentes tipos de cafés (com natas, "melange", expresso, capuccino, etc , etc) os edificios onde estão alojados são edificios magnificos, de diversos estilos arquitectónicos, que vale muita a pena visitar; no interior ninguém bebe um café em pé como por aqui, bebe-se café enquanto se conversa, ou se lê um livro.
Bem, mas voltando ao tema principal , decidi antes da viagem visitar este no Chiado para desgustar o bolo mais afamado de Viena, a Sachertorte (que é o da foto ao lado), e poder comparar depois com o genuino, elaborado no Café do Hotel Sacher.
O preço aqui em Lisboa?? 3.50. Pois que achei tão demasiado que até pensei que ele viria de lá importado; mas que não, afinal era elaborado aqui.
Pensei: bem se aqui é este preço em Viena, terra em que um café expresso custa 2,90 €, lá vou sair sem euros da carteira.

Pois que fui, e afinal paguei 4.90 pelo bolo. Foi caro eu sei, mas foi uma das minhas extravagâncias. E afinal, fiquei a pensar que em comparação com Lisboa tinha sido muito mais caro.

Portanto, moral da história: não façam este tipo de comparações "antes de"(tb fui lá porque queria comer o genuino, elaborado "in loco" claro, que o bolo é tão famoso que até no Macdonalds dos países vizinhos como a Hungria se vende), porque depois saiem frustadas como eu.
Lá o bolo era um pouco melhor, mais "leve" e lá não voltarei para o comer de certo.
Aqui a Lisboa, seguramente que não retorno, a não ser para comer talvez uma Apple Srudel. :-)

3 comentários:

Lu.a disse...

E não acho Lisboa uma cidade barata! Só se fôr para os ordenados do resto dos europeus, porque para um "tuga"...vai lá, vai!

Noiva Judia disse...

concordo com a lu.a. sobretudo para quem quer frequentar esses locais mais originais e com estilo, onde tudo se paga bem pago...

Carracinha Linda! disse...

Ver uma foto destas a estas horas e ainda não ter almoçado, deixou-me logo de água na boca! O bolo tem um aspecto delicioso... Foi um pouco caro, mas se estava tão saboroso quanto a foto aparenta, deixa lá isso!

Ir a esses cafés que não são tão comuns é sempre mais caro...

Beijocas